terça, 17 outubro 2023 15:34

Prova Colcurinho Epic Trail realiza-se no próximo domingo

A prova Colcurinho Epic Trail está de volta aos trilhos do Município de Oliveira do Hospital. É já no próximo domingo, 22 de outubro que mais de duzentos participantes inscritos vão ‘meter os pés ao caminho’ e desafiar os seus limites nesta mítica prova de trail de montanha.

A prova desportiva de corrida e caminhada em montanha alinha os segmentos Colcurinho Epic Trail de 25 quilómetros 2000+, Mini Colcurinho Epic Trail de 13 quilómetros 1100+ e ainda uma caminhada de 12 quilómetros 900+ sendo que este ano, pela primeira vez, a organização vai atribuir prémios monetários, além de troféus, para os primeiros classificados.

O trail tem o Monte do Colcurinho, a 1.242m de altitude, como vigilante, que dá nome à prova e que já foi chamado de “Angliru” português. Espaço natural de grande beleza, localizado num dos cumes mais importantes da serra do Açor o que faz do Colcurinho Epic Trail uma prova de trilhos técnicos que visa a promoção e divulgação turística e ambiental da região e a promoção do desporto em meio natural.

Ingredientes apelativos a que a organização ainda junta, num desafiante percurso, outros atrativos aos atletas como duas travessias por água, no rio Alvoco, na freguesia de Alvoco das Várzeas; a passagem pela singela, e abandonada, Aldeia do Colcurinho, ou pela bela e florida Aldeia das Dez, aldeia miradouro que é entrada norte na Rede de Aldeias do Xisto; aliados a cada passo a uma paisagem de cortar a respiração.

Evento de referência na região, a prova começa no mítico Santuário de Nossa Senhora das Preces, em Vale de Maceira, Aldeia das Dez, às 09h30, e daí os participantes seguem por um trilho no seio da autenticidade do mundo rural, e que termina no cimo do Monte do Colcurinho de onde se avista uma das mais belas paisagens do interior de Portugal, com vistas desafogadas e privilegiadas para a Serra da Estrela.

Certificada pela ATRP – Associação de Trail Running de Portugal, a prova integra o circuito da Taça de Portugal de Trail, e faz parte do Circuito Distrital Longo da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra (ADAC). Apesar da possibilidade de efetuar inscrição até ao próprio dia, as participações de todos os interessados devem ser garantidas preferencialmente, e por questões logísticas, até à meia noite desta quarta-feira, dia 18 de outubro.

Para a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital – um Município Amigo do Desporto – a realização de um evento como o Colcurinho Epic Trail, incluído no programa de políticas públicas desportivas promovidas pela autarquia, visa incentivar a prática desportiva em meio ambiente e o desporto acessível a todos. Simultaneamente, assume-se como um elemento de promoção e de divulgação turística, ambiental e cultural local, aliando, assim, a oferta diversificada disponível no concelho. Em paralelo com a prova Colcurinho Epic Trail decorre, nos dias 21 e 22 de outubro, mais uma edição da Festa da Castanha de Aldeia das Dez com um programa diversificado e atrativo para todos os visitantes.

O Colcurinho Epic Trail é organizado pelo Município de Oliveira do Hospital em parceria com o Clube Atlético de Oliveira do Hospital (CAOH), com o apoio da Rede Aldeias do Xisto, da Junta de Freguesia de Aldeia das Dez, da ADI – Agência de Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, Irmandade Nossa Senhora das Preces e Eptoliva.

Informações sobre o Colcurinho Epic Trail | Inscrições no site da prova