terça, 17 outubro 2023 10:29

Apoios financeiros promovem formação e desenvolvimento da prática desportiva no concelho

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital aprovou a atribuição de apoios financeiros a associações e entidades desportivas, no âmbito da formação, desenvolvimento e promoção das boas-práticas desportivas do concelho.

As propostas, aprovadas por unanimidade em reunião camarária do dia 12 de outubro, deliberam a atribuição de apoios financeiros no valor de 73.500 euros anuais, a oito entidades desportivas do concelho, no âmbito da valorização do desporto de formação e do desporto INATEL, e a cedência de equipamento desportivos municipais, mediante protocolos estabelecidos com quinze entidades do concelho, no valor de 12.668 euros mensais.

São contemplados com apoios financeiros, o FCOH – Futebol Clube de Oliveira do Hospital, a Associação Desportiva OH Sports, a ADN - Associação Desportiva Nogueirense, Associação Desportiva de Lagares da Beira, Sampaense Basket, CGOH - Clube de Ginástica de Oliveira do Hospital, CAOH - Clube Atlético de Oliveira do Hospital e ARCED – Escola de Futebol & Futsal.

Para o vereador do Desporto do Município de Oliveira do Hospital, Nuno Ribeiro, estes apoios, que chegam a oito modalidades desportivas diferentes e 25 grupos e equipas, procuram “reforçar o importante trabalho que tem vindo a ser realizado pelo movimento associativo e contribuir para viabilizar as atividades desenvolvidas”.

Esta medida, que se junta à proposta anteriormente aprovada de apoio ao desporto federado sénior, “reforça a posição” do Município de Oliveira do Hospital enquanto Município Amigo do Desporto “e contribui” para que o Desporto esteja à disposição de toda a população. Ao mesmo tempo, “incentiva” a adoção de hábitos de vida saudáveis.

Por outro lado, visa contribuir para “aumentar o número de atletas federados nas diversas modalidades, de forma sustentada e equilibrada, contribuindo para a formação integral dos jovens”, refere Nuno Ribeiro.

O Município de Oliveira do Hospital, reconhecido Município Amigo do Desporto, assume a missão de intervir no desenvolvimento social, educativo e recreativo do concelho, de forma integrada, através do desporto. De igual modo, enaltece a aproximação das entidades, aumentando as sinergias para uma sociedade melhor.
Assumindo a postura da responsabilidade social, em estreita colaboração com o associativismo desportivo, entidades escolares e outras associações, é preocupação do Município de Oliveira do Hospital criar condições que facilitem a democratização e o acesso às práticas desportivas.

Um dos aspetos fundamentais no apoio ao associativismo desportivo e no incentivo à prática desportiva, tem sido a cedência, mediante protocolo estabelecido, da utilização de equipamentos desportivos municipais, beneficiando, assim, os utilizadores e as entidades promotoras.

Os protocolos estabelecidos pelo Município de Oliveira do Hospital e as quinze entidades concelhias visam a utilização de equipamentos desportivos, com vista ao desenvolvimento de aulas de educação física, aulas de natação, hidroginástica, futsal, parahóquei, hóquei em patins, patinagem artística e outras modalidades.

Estes protocolos traduzem-se num apoio às entidades - IPSS, escolas, clubes, juntas de Freguesia, entre outras -, que trabalham com crianças, jovens, estudantes, atletas, pessoas portadoras de deficiência e população sénior, em prol do desenvolvimento da prática desportiva junto dos seus grupos de trabalho, de interesse público para o concelho.

Válidos para a época desportiva 2023/24, são ainda beneficiados com estes acordos, a Adeptoliva, o CAOH – Clube Atlético de Oliveira do Hospital, o AEOH- Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, a ARCED, a ARCIAL, os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, o Centro Social de Aldeia das Dez, Centro Social e Paroquial de Seixo da Beira e o Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital.

Estão igualmente incluídos, a ESTGOH – Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, a FAAD – Fundação Aurélio Amaro Diniz, a Associação Desportiva
OHSports, a Obra Dona Josefina da Fonseca, Obra Eugénio Monteiro de Brito, a Sociedade Recreativa Lealdade Sampaense e a Universidade Sénior de Oliveira do
Hospital.

No seguimento da política desportiva municipal, foi também aprovado em reunião camarária do dia 12 de outubro um apoio à participação das equipas de Oliveira do Hospital nos campeonatos de Futebol de 11 e de Futsal da Fundação INATEL.