sexta, 13 outubro 2023 14:52

Município presta homenagem às vítimas do incêndio de 15 de Outubro de 2017

Quando o Sol nasce no Monte do Colcurinho. Crédito de imagem: António Manuel Silva Quando o Sol nasce no Monte do Colcurinho. Crédito de imagem: António Manuel Silva

O Município de Oliveira do Hospital realiza este domingo uma cerimónia evocativa dos seis anos do trágico incêndio de 15 de Outubro de 2017.

A cerimónia está agendada para as 10h30, com a celebração de uma missa na Igreja Matriz de Oliveira do Hospital, onde serão acesas 13 velas em memória das treze vítimas mortais.

No dia 15 de outubro, o Presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo, e o seu Executivo, prestam também uma homenagem às vítimas do grande incêndio, com uma romagem aos cemitérios das localidades do concelho onde se encontram sepultadas.

Serão depositadas coroas de flores nos cemitérios de Avô, Ervedal da Beira, Nogueira do Cravo, São Gião, São Paio de Gramaços, cemitério velho de Oliveira do Hospital, Travanca de Lagos e Vila Pouca da Beira.

Durante o dia, os sinos das igrejas vão também tocar 13 badaladas em homenagem às vítimas mortais.

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, refere que esta cerimónia evocativa é um momento de sentida homenagem às vítimas e aos seus familiares, lembrando que os oliveirenses nunca esquecerão o incêndio de 15 de Outubro de 2017, que tirou a vida a 13 pessoas, matou inúmeros animais, devastando também 97 por cento da floresta e destruindo centenas de casas e empresas.

Elogiando a forma heróica como os oliveirenses se reergueram de uma tragédia sem paralelo na história de Oliveira do Hospital, o autarca sublinha que é um dever evocar este dia, que ficará para sempre nas nossas memórias.