terça, 03 outubro 2023 10:08

Câmara Municipal de Oliveira do Hospital aprova apoio para os grupos culturais concelhios

imagem de arquivo imagem de arquivo

O Município de Oliveira do Hospital aprovou na última reunião de câmara, em 21 de setembro, a atribuição do apoio financeiro anual aos grupos culturais concelhios no valor de 93.500 euros. Este subsídio anual será pago, como habitualmente, em duas tranches até ao final do presente ano, nos meses de outubro e dezembro, sendo que o valor da primeira é de 48.325 euros.

A Câmara Municipal apoia presentemente 35 grupos culturais, com cerca de 900 executantes, divididos por filarmónicas, ranchos folclóricos, grupos corais, grupos de cordas, e grupos de música popular e tradicional, numa clara demonstração da importância da cultura imaterial no concelho e uma das mais expressivas do distrito de Coimbra.

Trata-se de um estímulo da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital aos grupos culturais concelhios – cuja política de apoio manteve inclusive durante as restrições impostas pela pandemia – para que não desistam da sua atividade que em muito enriquece o concelho contribuindo para divulgar o nome e a cultura popular de Oliveira do Hospital.

O apoio aos grupos culturais tem sido sempre encarado pelo executivo como um investimento na cultura e que faz questão de manter atendendo à relevância que estes grupos têm enquanto agentes de promoção da cultura do concelho, das suas raízes, tradições e sonoridades.

Além da contribuição para a promoção e divulgação do nome do concelho de Oliveira do Hospital muitos destes grupos promovem e dedicam-se à recolha da etnografia concelhia perpetuando-a em cada atuação na região e no país, como assinala Graça Brito, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, que sublinha que a importância cultural do concelho se deve ao capital humano, que ligado ao associativismo dota o concelho de uma grande riqueza cultural.