quarta, 20 setembro 2023 16:03

Município investe na transição climática através do projeto “Rearborizar Oliveira do Hospital”

Imagem de arquivo da cidade de Oliveira do Hospital Imagem de arquivo da cidade de Oliveira do Hospital

O Município de Oliveira do Hospital continua a investir na resiliência do território face ao risco, neste caso, com a plantação, rearborização e criação de novas “ilhas sombra”, executando diversas intervenções na cidade, através do projeto direcionado a áreas urbanas “Rearborizar Oliveira do Hospital”.

O mesmo tem como objetivo principal reduzir os efeitos das ondas de calor e o combate às alterações climáticas, contribuindo assim para o desenvolvimento de soluções de base natural que permitam melhorar os serviços de ecossistemas, tais como o sequestro de carbono, a minoração dos efeitos da poluição, a depuração do ar ou o suporte de biodiversidade.

Trata-se de um investimento no valor de 83.817,00 € com comparticipação a 100% através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, para apoio à transição climática e intervenções de resiliência dos territórios, a que se somam cerca de 41.000,00 € do orçamento municipal para execução de outras mais-valias nas áreas envolventes.

Como explica o Presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, é um projeto alinhado com o compromisso estratégico de promoção de um concelho ambientalmente sustentável, que permite continuar a modernizar a cidade, adaptando-a às alterações climáticas, e que visa consequentemente o melhorar das condições de vida da população.

Através do “Rearborizar Oliveira do Hospital”, e neste primeiro ato, o Município está já a intervir em diversos espaços urbanos da cidade, apostando na plantação e rearborização de novas e mais espécies arbóreo-arbustivos, permitindo assim o aumento da qualidade dos espaços verdes já existentes e a criação de novas “ilhas sombra”.

No âmbito deste mesmo projeto, serão ainda: instalados ninhos para aves que visam a promoção de áreas atrativas para a ocorrência de fauna silvestre; criado um circuito botânico pelas de mais espécies de árvores existentes no Parque do Mandanelho, com a sua identificação individual; reforçadas as estruturas verdes, com a plantação de mais árvores – utilização de espécies vegetais de baixa manutenção e autóctones, sempre que possível – visando o aumento do conforto microclimático, visual e acústico dos espaços exteriores, e a biodiversidade e consequente sustentabilidade ambiental.

No decorrer destas intervenções, e como também refere o Presidente José Francisco Rolo, estão ainda contempladas outras ações que visam a melhoria de espaços adjacentes, quer em termos de condições de circulação pedonal, onde se inclui a criação de novas acessibilidades e mobilidade para todos, quer com a criação de novas bolsas de estacionamento de proximidade.

Primar pela qualidade de vida da nossa população, que se mede também em indicadores como o lazer, a saúde e a fruição do espaço citadino; e dimensionar as zonas verdes através de corredores ecológicos, são apostas contínuas da autarquia de Oliveira do Hospital, e que vão de encontro aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.