sexta, 31 março 2017 08:45

Programa “Férias + Solidárias” envolveu mais de duzentos jovens

O programa "Férias + Solidárias" envolveu mais de duas centenas de jovens residentes no concelho de Oliveira do Hospital. Na edição de 2016, mais de 30 entidades de todo o concelho receberam os jovens, com idades compreendidas entre os 14 e os 30 anos, que se inscreveram nas duas vertentes deste programa municipal.

Dessa forma, o programa "Férias + Solidárias" ocupou, no total, 215 jovens que participaram nas duas vertentes do programa: "Férias Ocupadas" para jovens dos 14 aos 18 anos integrados no sistema de ensino ou formação profissional; e "Jovem + Solidário" dirigido aos jovens com idades compreendidas entre os 19 e os 30 anos que estejam a frequentar o ensino superior.

No âmbito deste programa, que decorreu nos meses de julho e agosto, o Município de Oliveira do Hospital investiu 9.650 euros correspondendo a 75 por cento do valor das bolsas dos participantes, sendo que o restante é suportado pelas entidades conforme o regulamento em vigor do presente programa.

A promoção deste programa de ocupação dos tempos livres dos jovens, cujos dados foram apresentados na última reunião do executivo autárquico, insere-se no conjunto de medidas dirigidas aos jovens que promovem a sua valorização, a cidadania e participação ativa no concelho, e que tem vindo a ser implementadas, com sucesso, pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

Recorde-se que as "Férias + Solidárias" procuram ocupar os tempos livres dos jovens incutindo-lhes a importância da sua participação na sociedade através do desempenho de atividades que proporcionem hábitos de voluntariado, experiência em algumas atividades profissionais e capacidade de intervenção social e cívica.

Nas mais de trinta entidades inscritas, como juntas de freguesia, associações sem fins lucrativos e diversas entidades privadas de interesse público e sem fins lucrativos, os jovens desenvolveram atividades em diversas áreas como: ambiente e proteção civil; combate à exclusão social e apoio social a idosos e crianças; cultura e património; desporto; saúde; Tecnologias da Informação e Comunicação, e ainda outras de reconhecido interesse municipal.