sexta, 31 março 2017 08:32

Festa das Vindimas realiza-se este fim de semana em Lagares da Beira

A vila de Lagares da Beira é palco da Festa das Vindimas, no próximo fim de semana, dias 24 e 25 de setembro. O evento que vai já na sexta edição, assenta na mostra etnográfica sobre as vindimas e promete repetir o sucesso e a animação dos anos anteriores.

Com o objetivo principal de manter viva a tradição das vindimas bem como preservar e transmitir às novas gerações, hábitos e costumes associados a esta atividade, que faz parte da riqueza cultural do concelho, a Festa das Vindimas volta a ter como lugar central, o Largo da Feira.

Será nesta praça central da vila de Lagares da Beira que os visitantes terão oportunidade de assistir à recriação etnográfica destas tradições mas sobretudo de participar, colocando as mãos nos cachos de uva para os vindimar.

Organizada pelo Rancho Folclórico e Cultural de Lagares da Beira, com a parceria do Município de Oliveira do Hospital e da ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, a Festa das Vindimas compromete-se a proporcionar momentos de muita diversão, muita animação, boa gastronomia. No espaço central os visitantes encontrarão vários expositores de produtos regionais, onde não faltarão os produtos locais de qualidade como o queijo, os enchidos, o mel, vinhos e doces típicos de Lagares da Beira, mas também o artesanato e os bordados. Nas imediações, a Biblioteca/Ludoteca de Lagares da Beira acolhe a exposição etnográfica "As Vindimas", com abertura para as 18h00 de sábado.

No que concerne ao programa, no dia 24, a Festa das Vindimas inicia às 17h00 com a preparação da labuta com limpeza do lagar/dorna e recolha do material para a vindima, seguido-se animação musical pelo Grupo de Concertinas Sons e Suadelas. Às 19h00 haverá provas de vinhos e uma hora depois será servido o jantar das vindimas com uns Torresmos à moda da Beira, seguindo-se o bailarico na vinha com o Grupo AF.

No domingo, 25 de setembro, a arruada das vindimas dá início à animação, pelas 10h00. A feijoada é o prato principal do almoço da vindima que antecede o Cortejo Etnográfico – com participação do Rancho Folclórico e Cultural de Lagares da Beira, do Rancho da Associação Recreativa e Cultural de Lagares da Beira, do Grupo de Concertinas de Vila Nova de Oliveirinha, e da Associação de Cavaleiros Hospitaleiros de Oliveira do Hospital – em direção à vinha. Segue-se outro ponto alto deste evento regional, a vindima numa vinha da localidade e a recolha e transporte dos cachos para o lagar do Largo da Feira.

Durante a tarde, destaque para vários momentos que podem ser seguidos de perto por todos os visitantes, como 'a feitoria tradicional do vinho, o pisar dos cachos no lagar, a feitoria da tradicional Água Ardente/Cachaça e o tirar do vinho doce do lagar'.

A merenda das vindimas e a prova do vinho novo/doce encerram mais uma edição deste certame etnográfico que tem vindo a captar o interesse de muitos visitantes e se diferencia ao proporcionar experiências autênticas de uma das importantes atividades do mundo rural. É nesse sentido que os responsáveis pela organização e das entidades parceiras dirigem o convite ao público do concelho e da região para que visitem a vila de Lagares da Beira, nos dias 24 e 25 de setembro e possam fruir de uma experiência única que recria o ciclo das vindimas.