segunda, 30 maio 2016 15:16

Oliveira do Hospital com uma das melhores águas do país

Oliveira do Hospital é um dos municípios portugueses onde se consome uma das melhores águas do país.

De acordo com os últimos resultados que já foram aprovados pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), a percentagem de água controlada e de boa qualidade distribuída no concelho de Oliveira do Hospital, verificável através das análises obrigatórias por lei, ultrapassou a meta dos 99 por cento fixada pela ERSAR para o indicador "Água Segura".

Das 1227 análises regulamentares efetuadas na rede de abastecimento público, no ano de 2015, a percentagem de cumprimento dos valores paramétricos especificados na legislação encontra-se agora com uma percentagem de 99,89 por cento.
No ano de 2014, o Município de Oliveira do Hospital (MOH), com 99,49 % de "Água Segura" já tinha também passado a fasquia de qualidade fixada pela ERSAR, posicionando-se acima da média nacional que se fixou em 98,41%.

Refira-se que o MOH tem um programa de controlo operacional que promove a realização de análises em paralelo com o Programa deControlo da Qualidade da Água que é obrigatório pela ERSAR, efetuando mais análises do que aquelas que são obrigatórias.

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, sublinha que a qualidade da água distribuída aos munícipes tem vindo a registar uma evolução muito positiva nos últimos anos e frisa que estes resultados são os melhores de sempre.

O autarca, que recorda que antes de estar à frente da presidência da Câmara, Oliveira do Hospital tinha legítima desconfiança quanto à água que saía das torneiras, mostra-se agora com o espírito de missão cumprida por constatar que atualmente os oliveirenses estão a consumir uma das melhores águas do país.

É uma grande conquista, que é fruto da política de modernização que a Câmara Municipal tem vindo a implementar num setor verdadeiramente estratégico e que está intimamente associado à qualidade de vida e bem-estar da população, refere José Carlos Alexandrino, observando que a qualidade da água para consumo humano é um indicador essencial para a avaliação do nível de desenvolvimento de qualquer concelho e do bem-estar da sua população.