Oliveira do Hospital foi novamente distinguida com o galardão ECOXXI, atribuído pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, com a melhor classificação obtida desde o início da participação no programa, pela adoção de boas práticas de desenvolvimento sustentável e implementação de medidas e políticas públicas ambientais a nível municipal.
O Município de Oliveira do Hospital obteve a pontuação de 78,8 por cento na candidatura referente ao ano de 2025 para o Galardão ECOXXI, a melhor classificação registada desde 2013. Este resultado permite ao Município hastear, pelo décimo ano consecutivo, a Bandeira Verde ECOXXI, que distingue boas práticas de sustentabilidade e valoriza um conjunto de aspetos considerados fundamentais para a construção do Desenvolvimento Sustentável.
Na avaliação realizada, o Município de Oliveira do Hospital obteve pontuação igual ou superior a 90% nos indicadores “Sustentabilidade nas Zonas Balneares”, “Emprego”, “Cooperação com a Sociedade Civil em Matéria de Ambiente e Promoção do Desenvolvimento Sustentável”, “Saúde e Bem-Estar” e “Gestão e Conservação da Floresta”, contribuindo, assim, positivamente para todos os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Segundo o vice-presidente da Câmara Municipal e responsável pelo pelouro do Ambiente e Sustentabilidade, Nuno Oliveira, nesta edição do ECOXXI, o aumento da pontuação atribuída a Oliveira do Hospital “reflete positivamente o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, quer ao nível da implementação de políticas públicas ambientais, quer através da concretização de ações de cariz ambiental”.
Nuno Oliveira reforça ainda que, “perante critérios de avaliação cada vez mais exigentes para a continuidade da obtenção deste galardão”, Oliveira do Hospital obteve a segunda melhor classificação no escalão entre os 70 e os 80 por cento, tendo alcançado destaque nacional em vários indicadores.
“De acordo com a ABAAE, o nosso Município integra o ‘Top 10’ nacional em indicadores como ‘Saúde e Bem-Estar’ e ‘Qualidade do Ambiente Sonoro’”, esclarece, salientando que a continuidade da atribuição deste galardão é uma responsabilidade partilhada entre a Câmara Municipal e a sociedade civil.
“É um trabalho de todos – desde o cidadão comum às empresas e instituições – que deve ser feito para todos, numa postura de responsabilidade, contributo e ação concreta, em prol do bem-estar social, da qualidade de vida da população, da defesa do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável, salvaguardando o futuro das nossas crianças e jovens”.
O Programa ECOXXI é composto por 21 indicadores de sustentabilidade local, e pretende avaliar a prestação dos municípios em torno de alguns temas considerados chave: Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável; Sociedade Civil; Instituições; Conservação da Natureza; Florestas, Ar; Água; Energia; Resíduos; Combate às Alterações Climáticas; Mobilidade; Ruído; Agricultura; Turismo e Ordenamento do Território.
A cerimónia de entrega do Galardão ECOXXI decorreu no dia 12 de dezembro, em Mafra, com a presença da equipa técnica do Gabinete de Ambiente da Câmara Municipal.