Encontra-se concluída a intervenção nos Campos de Ténis Municipais levada a cabo pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital no âmbito do investimento na requalificação da rede de equipamentos desportivos.
A intervenção visou a requalificação, regularização e pintura do piso e das bancadas, representando um investimento superior a 28 mil euros, num espaço de prática de uma das modalidades com larga história no concelho – recorde-se que o Clube de Ténis de Oliveira do Hospital assinalou recentemente 25 anos. Além disso esta intervenção agora concluída permite a criação de um espaço para a prática de pickleball, uma nova modalidade desportiva em expansão, acessível e de fácil aprendizagem; e que se perspetiva que venha a integrar o programa de Aprendizagens Essenciais de Educação Física após o período experimental no presente ano letivo, de acordo com a associação nacional da modalidade.
Em curso está a empreitada de construção de novos balneários e de uma nova área social no Estádio Municipal de Oliveira do Hospital, num investimento total de um milhão e 28 mil euros, dos quais cerca de 450 mil euros são financiados ao abrigo de um contrato-programa celebrado com a DGAL – Direção-Geral das Autarquias Locais.
Ainda no âmbito da requalificação deste equipamento desportivo, está a ser lançada uma intervenção que visa a reparação e pintura das bancadas incluindo a substituição das cadeiras e intervenção nos bancos de suplentes e na zona de entrada e percurso acessível ao estádio, num investimento que ultrapassa os 100 mil euros.
Também as piscinas municipais também vão ser reabilitadas, considerando um contrato-programa formalizado entre o Município de Oliveira do Hospital e o Governo, com um investimento que se aproxima dos 700 mil euros, para a primeira fase da intervenção.
A obra irá incidir ao nível da reconfiguração da entrada principal do espaço e de toda a zona de balneários existentes no Piso 0 e visa resolver questões da acessibilidade, funcionalidade e conforto do espaço. O procedimento, que envolve a DGAL e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, representa um investimento financiado de quase 267 mil euros, enquanto a restante verba, de cerca de 405 mil euros, é assumida pelo Município.
A autarquia oliveirense está igualmente a preparar uma candidatura, a cofinanciamento comunitário no âmbito do programa operacional Centro 2030, para beneficiação do Pavilhão Municipal que é utilizado, semanalmente, por centenas de atletas de diferentes modalidade.
As intervenções neste equipamento desportivo público – que vai receber no imediato um novo Marcador Eletrónico – abrangem várias áreas, como a eliminação de humidades e infiltrações; circulação e acessos; sanitários e balneários; e permitirão melhorar o conforto dos seus utilizadores, com instalação de sistema AVAC, dando-se, também, uma nova vida e imagem ao principal equipamento desportivo do concelho.
Atento à dinâmica desportiva concelhia, o Município de Oliveira do Hospital tem apoiado e realizado obras de manutenção em equipamentos desportivos em diversas freguesias, como é o caso recente da requalificação do Polidesportivo de Lagares da Beira. Com um valor de adjudicação de cerca de 145 mil euros, a empreitada compreendeu arranjos no Polidesportivo como a requalificação da rede, bancadas e piso; encaminhamento de águas pluviais e arranjo de pequeno espaço de apoio ao funcionamento do recinto bem como a criação de um parque de estacionamento junto do equipamento.
Por outro lado, o executivo municipal aprovou, em reunião de Câmara neste mês, a atribuição de um apoio de 45 mil euros para a segunda fase da Requalificação do Pavilhão da Liga de Melhoramentos de Nogueira do Cravo. Este equipamento, que se encontrava bastante degradado, já beneficiou de um Contrato-Programa de 100 mil Euros, para a 1.ª fase de recuperação, financiado em metade pelo Estado e outra metade pelo Município de Oliveira do Hospital.
Como assinala o vereador Nuno Ribeiro, responsável pelo pelouro do Desporto, estes investimentos, a par de outros que têm vindo a ser desenvolvidos, visam adequar os espaços, salvaguardando a integridade física dos utilizadores, e criar melhores condições para a ocupação saudável dos tempos livres ou dos treinos das equipas e clubes utilizadores dos diversos espaços e enquadra-se nas orientações estratégicas de promoção da prática da atividade física e usufruto dos espaços desportivos, melhorando, também deste modo, o nosso índice de qualidade de vida.
Acrescenta ainda que, recentemente, a autarquia concretizou a cedência do edifício do antigo Jardim de Infância de Vale do Ferreiro a três Associações do concelho: Futebol Clube de Oliveira do Hospital, CAOH – Clube Atlético de Oliveira do Hospital e Clube de Ginástica de Oliveira do Hospital. Denominado como “Espaço OH+Desporto” será casa das Associações Desportivas, um espaço físico que serve como sede para as diversas associações desportivas de Oliveira do Hospital, onde as associações beneficiárias podem realizar reuniões, organizar eventos desportivos, coordenar atividades e promover a prática desportiva no concelho.