A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, em parceria com o Rotary Club de Oliveira do Hospital e a Universidade Sénior, promoveu mais uma tarde dedicada a um vulto literário português.
Nesta edição de “Um Chá Com…” foi o poeta português Manuel Maria Barbosa du Bocage que esteve em destaque. Poesia lírica, satírica, erótica, desbragada e anedotas preencheram a tarde, com leitura dos vários intervenientes a partir da seleção de textos de José Vieira, com coordenação de Rosa Simões.
Num ambiente acolhedor e intimista, a sessão iniciou-se com uma breve abordagem à obra de Bocage, que ficou também conhecido pelo pseudónimo de Elmano Sadino, prosseguindo com algumas das suas poesias e anedotas mais conhecidas.
A atividade foi realizada no auditório da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, que se encheu de público, não só de membros do Rotary Club e da Universidade Sénior mas também dos Amigos da Biblioteca, utilizadores e presenças habituais nas iniciativas organizadas por este equipamento municipal.
Graça Silva, vereadora com o pelouro da Cultura, dirigiu palavras de agradecimento pela presença de todos e a participação das entidades envolvidas, lembrando que sem elas “não era possível realizar esta agradável tarde”. Congratulou-se ainda por verificar a grande adesão de público – “é sempre bom ver a sala preenchida por pessoas que apreciam este momentos literários, que gostam de poesia, e nos habituaram a estas tardes calorosas de cultura, oque deixa bastante satisfeito quem as organiza”.
Bocage, que viveu no século XVIII, é um dos maiores poetas portugueses, sendo também um dos mais mal conhecidos, uma vez que popularmente é mais lembrado pelo seu lado anedótico e a sua linguagem vulgar, muitas vezes pornográfica, em detrimento da restante obra. É considerado por muitos um mestre da expressividade poética.