De acordo com as condições meteorológicas anunciadas pelo IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera, estima-se que, nos próximos dias, o concelho de Oliveira do Hospital, e a região centro, seja afetado por uma corrente atmosférica, com vento forte nas terras altas, redução da humidade e um nível elevado dos valores da temperatura do ar, sendo provável a configuração de ondas de calor.
Como efeitos espetáveis, é previsível o surgimento de impactes na saúde humana, no aumento do risco de incêndio rural e nas atividades sócio-economicas, bem como na realização de eventos religiosos e nas festividades.
A exposição a períodos de calor intenso durante vários dias constitui uma agressão grave para o organismo humano, com especial incidência nas crianças e idosos e nos doentes de risco, podendo conduzir à desidratação, ao agravamento de doenças crónicas ou a um esgotamento, situações que podem provocar danos irreversíveis na saúde e, inclusivamente, levar à morte.
O Município de Oliveira do Hospital, através da Proteção Civil Municipal, recomenda da adoção de medidas de mitigação e prevenção de comportamentos de risco de incêndio rural e de medidas de autoproteção e prevenção dos efeitos das elevadas temperaturas.
De forma a prevenir a ocorrência de incêndios rurais, recomenda-se:
– Não realizar qualquer tipo de fogo
– Não realizar fogueiras para recreio e lazer
– Não realizar trabalhos agrícolas e florestais
– Não utilizar maquinaria agrícola e florestal, motorroçadoras, motosserras e rebarbadoras
– Não lançar de balões com mecha acesa, foguetes e artigos de pirotecnia
O Município de Oliveira do Hospital recomenda ainda que, face às anunciadas elevadas temperaturas previstas para os próximos dias, sejam seguidas as orientações sugeridas pela Direção Geral da Saúde.
– Ingira águas ou outros líquidos não açucarados com regularidade
– Reforce a hidratação aos recém-nascidos, às crianças, às pessoas idosas e às pessoas doentes.
– Informe-se sobre o estado de saúde das pessoas isoladas, idosas, frágeis ou com dependência que vivam perto de si. Ajude-as a protegerem-se do calor;
– Permaneça em ambientes frescos. Se tal não for possível, borrife a cara com água, para uma maior sensação de conforto térmico
– Evite mudanças bruscas de temperatura e evite esforços físicos
– Evite exposição direta ao sol, em especial entre as 11h00 e as 17h00
– Nunca deixe crianças, doentes ou pessoas idosas dentro de veículos expostos ao sol
– Evite calor dentro das habitações. Corra as persianas ou as portadas e promova correntes de ar mais fresco