O Município de Oliveira do Hospital apresentou o Programa de Natal 2011 em sessão pública realizada a 14 de dezembro, no Auditório da Biblioteca Municipal, e onde estiveram presentes a vereadora da Cultura, Graça Silva, e o técnico da ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, Ricardo Figueiredo.
Graça Silva anunciou como principais novidades pensadas para criar animação nesta época festiva “um comboio turístico que passará pelas várias ruas da cidade e por outras localidades, e uma tenda, a instalar no Largo Ribeiro do Amaral, de 17 a 24 de Dezembro, que terá uma programação bastante alargada”.
Dada a impossibilidade da presença do Presidente da Direção da ADI, José Franisco Rolo, a sessão de apresentação prosseguiu com as palavras de Ricardo Figueiredo, que explicou que “a edição do Sorteio de Natal de 2011 é feita em pareceria com a ADI e o CLDS – Contrato Local de Desenvolvimento Local”. Acrescentou que a edição deste ano tem mais estabelecimentos participantes – “em 2010 houve 98 lojas aderentes, enquanto este ano há 105 estabelecimentos aderentes, sendo que foram distribuídas, até ao momento, 7.100 senhas de concurso”.
O sorteio estará “na rua” até ao dia 8 de janeiro e os contemplados habilitam-se a um fim-de-semana para duas pessoas na Madeira; um fim-de-semana para duas pessoas no Algarve, e aos tradicionais cabazes de Natal. Em simultâneo, o Município encontra-se a promover o “Concurso de Montras de Natal”, cujos prémios serão atribuídos no formato de publicidade – a escolher pelo vencedor – nos principais meios de comunicação social do concelho.
O escrutínio do Sorteio de Natal terá lugar a 18 de janeiro de 2012, pelas 19h00, no Salão Nobre dos Paços do Município, ocasião em que serão também anunciados os vencedores do Concurso de Montras.
Porque o espírito do Natal “já se encontra entre nós”, a vereadora com o pelouro da Cultura lembrou ainda que se encontram já a decorrer outros eventos com vista à animação natalícia, como os concertos “Natal Gerações”, que têm decorrido numa parceria entre as IPSS e as escolas do 1.º ciclo do concelho.
Certa de que caminha em prol dos interesses dos munícipes, Graça Silva frisou que “todo este esforço é feito na tentativa de trazer potenciais clientes a Oliveira do Hospital e, acima de tudo, de dar um estímulo ao comércio local e fixar os empreendedores do concelho”.