good-review
Veja o que
temos a oferecer
Conhecer mais
destination
Vivencie a nossa
qualidade de vida
Conhecer mais
Serviços
map4
Visite o nosso
património classificado
Conhecer mais
bench
Aventure-se nos
percursos pedestres
Conhecer mais
compass
Explore a nossa
diversidade cultural
Conhecer mais
museum
Participe dos
nossos eventos
Ver Agenda
Bem-vindo
a Oliveira do Hospital
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Município de Oliveira do Hospital apoia grupos culturais

O Município de Oliveira do Hospital aprovou na última reunião de câmara o pagamento da segunda tranche do subsídio anual aos grupos culturais concelhios no valor de 69.380 euros.

Com este segundo pagamento fica assim concluída a atribuição do apoio financeiro anual destinado aos grupos culturais concelhios, num total de 103 350 euros.

O Município de Oliveira do Hospital apoia presentemente 36 grupos culturais, com cerca de 900 executantes, divididos por filarmónicas, ranchos folclóricos, grupos corais, grupos de cordas, grupos de teatro e grupos de música popular e tradicional, numa clara demonstração da importância da cultura imaterial no concelho e uma das mais expressivas do distrito de Coimbra.

Os dois últimos anos têm sido desafiantes também para os nossos grupos culturais que, devido às restrições impostas pela pandemia, se viram forçados a reduzir, e até mesmo a parar em vários momentos, a sua atividade, quer em atuações no concelho, quer fora deste.

No entanto, o Município de Oliveira do Hospital manteve a atribuição dos subsídios anuais previstos, quer cumprindo o deliberado, quer congratulando os grupos culturais pela sua resistência e resiliência em tempos difíceis como os que estamos a viver, o que faz com que os vários grupos culturais concelhios fiquem privados daquilo que mais gostam de fazer e ao mesmo tempo de divulgar o nome e a cultura popular de Oliveira do Hospital.

Este é também mais um estímulo da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital aos grupos culturais concelhios para que não desistam da sua atividade que em muito enriquece o concelho e leva mais longe o nome de Oliveira do Hospital.

O apoio aos grupos culturais tem sido sempre encarado pelo executivo como um investimento na cultura e que faz questão de manter atendendo à relevância que estes grupos têm enquanto agentes de promoção da cultura do concelho, das suas raízes, tradições e sonoridades. Além da contribuição para a promoção e divulgação do nome do concelho de Oliveira do Hospital muitos destes grupos promovem e dedicam-se à recolha da etnografia concelhia perpetuando-a em cada atuação na região e no país.

Bem vindo