Jorge Ramos apresentou publicamente a sua primeira obra, “As Palavras e a Vida”, no passado dia 24 de outubro, na Biblioteca/Ludoteca de Lagares da Beira. A sala encheu-se de público, bem como de vários amigos e familiares do autor, para o lançamento deste livro editado pela Poesia Fã Clube.
A apresentação do autor esteve a cargo de Maria José Freixinho que traçou o percurso de vida e profissional de Jorge Ramos, “uma pessoa simples, atenta ao que o rodeia” e de quem sublinhou “o dom para a escrita que deve ser louvado pela generosidade de partilhar connosco” aquilo que escreve.
Jorge Ramos que conquistou a possibilidade de editar um livro após ter participado num concurso da Corpos Editora, confidenciou aos presentes que o gosto pela poesia já remonta à década de 80, altura em que escreveu os seus primeiros poemas. Uma paixão que seria “alavancada” quando foi desafiado para escrever poemas para uma festa de Natal e desde aí a sua produção literária tem-se intensificado, Conta até à data com três livros de poesia escritos, que o autor intitulou de “As Portas do Medo”, “O Nascer da Alma e da Razão” e “As Palavras e a Vida”, sendo que este foi o primeiro a ser editado, e está a trabalhar num outro de prosa.
No lançamento do seu primeiro livro, Jorge Ramos não escondeu que “ter um livro editado é uma alegria imensa quando vemos reconhecido o que perdemos algum tempo a escrever” e adiantou que “são vários os sentimentos” que atravessam os poemas que integram esta sua primeira obra, como “a solidão, a incompreensão, a ansiedade e a intervenção”. Um livro repleto de palavras que “retratam vários estados de alma”.
Na apresentação do livro estiveram também presentes a vereadora da Cultura, Graça Silva que deu as boas vindas a todos os presentes; a presidente da Junta de Freguesia de Lagares da Beira, Olga Bandeira, e Carlos Mendes, 1.º secretário da mesa da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital que dirigiram as felicitações ao autor por esta obra que agora apresentou publicamente na terra onde reside há 25 anos.
Também o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino congratulou o autor pela sua escrita e pelo seu mérito que foi também reconhecido pelos responsáveis “do concurso onde ganhou a edição do livro”.
O serão ficou completo com a leitura de alguns poemas por familiares, amigos e conhecidos do autor e que foram musicados pelo grupo Twenty Five Hours, constituído por jovens de Lagares da Beira e que no final também quiseram congratular o autor com a interpretação de dois temas.
Jorge Ramos nasceu em Seia mas reside em Lagares da Beira há vinte e cinco anos. Desenvolveu a sua atividade profissional na área dos seguros e foi comercial de empresas ligadas ao audiovisual. Foi também dinamizador de várias coletividades e associações, onde desempenhou funções diretivas em paralelo com a sua atividade profissional. Colabora com a imprensa escrita e radiofónica da região desde 1986.