Anta do Pinheiro dos Abraços

CATEGORIA/TIPOLOGIA

Arqueologia / Anta

DIVISÃO ADMINISTRATIVA

Lugar do Pinheiro dos Abraços, freguesia de Bobadela, concelho de Oliveira do Hospital, distrito de Coimbra

Freguesia de Bobadela, concelho de Oliveira do Hospital

PROTEÇÃO

SITUAÇÃO ATUAL

Classificado

CATEGORIA DE PROTEÇÃO

Classificado como Imóvel de Interesse Público (IIP), de acordo com o Decreto n.º 26-A/92, DR, I Série-B, n.º 126, de 1.06.1992

CRONOLOGIA

Pré-história

ZEP

Dispõe de Zona Geral de Proteção de 50m

NOTA HISTÓRICO-ARTÍSTICA

O Dólmen de Bobadela, também denominado por Anta do Pinheiro dos Abraços ou Pinhal da Coitena, encontra-se já desprovido da quase totalidade das lajes que originalmente cobririam toda a sua estrutura interna, sendo composto por um montículo artificial, em pedras e terra, encerrando uma câmara poligonal alargada com oito esteios e um longo corredor de acesso com sete metros de extensão.

Este monumento terá sido construído há cerca de 6.000 anos, tendo-se aí depositado um número reduzido de indivíduos acompanhados por um abundante e diversificado conjunto de materiais líticos (pontas de sete, lâminas, micrólitos, enxós, machados e contas de colar) e cerâmicos (cerca de meia centena de recipientes, alguns dos quais decorados). Após um curto período de utilização, provavelmente de algumas dezenas de anos, terá sido encerrado, sendo reutilizado largas centenas de anos depois. A comprová-lo estão alguns fragmentos de cerâmica manual lisa ou decorada, assim como uma ponta de seta em cobre.

Additional Info

• Latitude: 40.3631332