JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 91
quarta, 02 novembro 2011 17:56

Resultados do concurso municipal de ideias de negócio “Empreender +”

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, reunida em sessão ordinária, ratificou os resultados apresentados pelo júri do concurso municipal de ideias de negócio “Empreender +”, o qual havia apreciado os projetos a concurso no passado dia 20 de outubro, após assistir à apresentação de todas as propostas concorrentes pelos respetivos promotores.

Presidido pelo presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, o júri contou ainda com representantes da Direção Regional de Economia do Centro, ACIC, IAPMEI, BLC3, Centro de Emprego e Formação Profissional de Arganil, Caixa de Crédito Agrícola, Caixa Geral de Depósitos, ADEPTOLIVA e ESTGOH.
A edição de 2011 do concurso “Empreender +”, que correspondeu a uma segunda versão dos propósitos que presidiram ao lançamento da iniciativa, contou com cinco ideias a concurso, sendo que a vitória recaiu sobre o projeto “Ecolec”, apresentado por Nuno Caetano e Inês Ramos, premiado com 15 mil euros e que já se encontra em laboração. “Regional-Innovation”, de Ana Nunes, Luís Oliveira e Gonçalo Garcia, arrecadou o segundo prémio, no valor de 10 mil euros, e “Go-Star”, de Jorge Gouveia e Sérgio Abranches, conquistou os 7500 euros do terceiro prémio.
SUMDOT, de Ana Dinis, Pedro Figueiredo e Rui Silva; e ReciEstrela – Central de Triagem de Resíduos Sólidos Urbanos com Sistema Integrado de Microgeração, de Manuel Garcia, ficaram, respetivamente, em quarto e quinto lugares.
O projeto que ganhou o primeiro prémio, “Ecolec”, prende-se com a importação e comercialização de motas elétricas e prevê o desenvolvimento de pontos de carregamento, afigurando-se como uma alternativa ecológica e confortável aos tradicionais veículos a combustão. O negócio contempla a abertura de lojas em sistema franchising e o desenvolvimento de pontos de carregamento que, segundo os promotores, colocarão termo ao grande handicap deste tipo de mercado, já que, até agora, muitos potenciais clientes se retraem na hora da compra de veículos elétricos perante a falta de locais de carregamento.
O segundo classificado, “Regional-Innovation”, assenta o seu conceito de negócio no desenvolvimento de um Centro Comercial Virtual Multi-Língua dedicado à exportação e internacionalização de produtos regionais e turismo, promovendo produtores locais. A venda online de produtos tradicionais da Serra da Estrela é a missão do terceiro classificado, “Go-Star”, que surge no modelo de plataforma e que encontra vantagem competitiva na venda de produtos artesanais exclusivos no mercado online global.
Os vencedores do “Empreender +” ficam agora obrigados a materializar os seus projetos com instalação física no concelho e a manter a atividade pelo período mínimo de cinco anos, sob pena de devolução integral do prémio. Para além do prémio monetário, os projetos vencedores têm ainda prioridade em termos de seleção para instalação na Incubadora de Empresas e Ideias e acesso ao sistema científico e tecnológico e à rede de conhecimento associada à BLC3 – Plataforma para o Desenvolvimento da Região Interior Centro.
A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital agradece aos representantes de todos os projetos concorrentes o esforço desenvolvido, a capacidade de inovação exposta e a vontade demonstrada para empreender e investir em novas iniciativas económicas no concelho e na região. Em simultâneo, manifesta a sua disponibilidade para continuar a apoiar os empresários e empreendedores que queiram investir no concelho de Oliveira do Hospital.