terça, 25 outubro 2011 16:42

BLC 3 com projecto inovador para valorização da Pêra Passa

Inovação é o principal conceito de um projecto, no valor de cerca de 700 mil euros, que a BLC 3 – Plataforma para o Desenvolvimento da Região Interior Centro acaba de candidatar aos fundos comunitários da União Europeia.

Numa altura em que o mundo revela uma grande apetência pelos frutos secos, que são altamente valorizados, o objectivo da candidatura da BLC 3 consiste em inovar, com um novo “modus operandi”, e valorizar uma das maiores riquezas regionais da região – a Pêra de S. Bartolomeu, também conhecida por Pêra Passa – que quase desapareceu por falta de investimento tecnológico.
De acordo com um estudo publicado pela então Direcção Geral dos Serviços Agrícolas, em 1930, só no concelho de Oliveira do Hospital – o principal solar da Pêra Passa – produziam-se 90 toneladas daquele fruto. Hoje, num processo que continua a recorrer a métodos ancestrais, produzem-se “meia dúzia” de toneladas.
O projecto candidatado pela BLC 3 ao QREN prevê a criação de uma unidade piloto que descasca, desidrata, espalma e embala as peras, automatizando todo o circuito que vai desde a produção até à entrada na cadeia comercial.
Os testes feitos na unidade piloto permitir-nos-ão, mais tarde, a industrialização desta riqueza regional e a sua recuperação para o mercado nacional e internacional.
A principal zona de produção dos frutos da Pereira de S. Bartolomeu situa-se nos concelhos de Oliveira do Hospital, Tábua, Seia e algumas freguesias dos concelhos de Viseu, Nelas, Gouveia, Mangualde e Santa Comba Dão.