segunda, 24 março 2014 00:58

Oliveira do Hospital assinalou Dia da Floresta e prepara nova reflorestação

No âmbito das comemorações do Dia da Floresta, que se assinalou esta sexta-feira, 21 de março, o Município de Oliveira do Hospital promoveu três ações simbólicas de plantação de árvores que foram acompanhadas pelo presidente da Câmara Municipal e vereadores dos pelouros do Ambiente, Educação, Juventude e Florestas.

O dia começou em Travanca de Lagos, no Largo Dr. Álvaro Santos Madeira onde foram plantadas duas camélias em substituição de dois Cupressus que caíram em dezembro por causa do mau tempo. Foi desenvolvida em parceria com a Junta de Freguesia local, o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, com a presença dos alunos do pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) de Travanca de Lagos que apadrinharam as duas camélias e foram incentivados a cuidar das mesmas.

Em Meruge, no Parque Arqueológico de S. Bartolomeu, foram plantados 30 pinheiros mansos com a participação das crianças que frequentam o pré-escolar e o 1.º CEB naquela freguesia. Esta foi a maior ação do dia em que cada uma das 30 crianças plantou o seu pinheiro manso e colocou junto dele uma placa identificativa com o seu nome, num sólido compromisso pela sua preservação. A iniciativa foi dinamizada pelo Município em conjunto com a Fábrica da Igreja Paroquial da Igreja de Meruge.

A manhã terminou na cidade, no parque de estacionamento junto da rotunda Armindo Lousada onde as crianças do Jardim de Infância do Largo da Feira participaram na plantação de quatro árvores que contribuem para o embelezamento urbano.

A acompanhar a iniciativa em Meruge que considerou um “ato simbólico mas de grande significado”, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital realçou, “o mais importante é termos, daqui a alguns anos, um conjunto de árvores que substitua as outras” que existiam naquele parque.

Após proceder à plantação de um pinheiro manso que apadrinhou, o presidente José Carlos Alexandrino notou que as crianças participantes “terão aqui uma árvore com o seu nome e, com certeza, que passarão por cá, com os seus pais para cuidar delas”. É esta “atitude cívica” que o autarca realça neste tipo de ações que incutem nos mais novos a importância da floresta e da sua preservação.

Na primeira ação realizada neste Dia da Árvore, o vereador do Ambiente e Qualidade de Vida, José Francisco Rolo recordou que “Oliveira do Hospital tem mantido uma boa prática, ao longo destes anos envolvendo o pelouro da Educação, do Ambiente e da Floresta, de desenvolver estas plantações simbólicas, em dias temáticos, bem como grandes ações de reflorestação”. Iniciativas que visam “incutir os valores da preservação da natureza e da defesa da biodiversidade” como referiu o vice-presidente da autarquia que desafiou as crianças participantes a “adotarem estas árvores e a tomarem conta delas”.

A vereadora da Educação, Graça Silva realçou a importância do envolvimento dos mais novos nestas atividades revestindo as ações de plantação simbólicas e as de reflorestação com um forte pendor pedagógico.

Coube à vereadora do pelouro das Florestas, Teresa Dias, adiantar que a próxima grande ação de reflorestação será desenvolvida no dia 4 de abril em Avô, abrangendo cerca de 1,5 ha de área ardida no incêndio de 2012, e onde serão plantados cerca de 1600 carvalhos.

Esta ação será dinamizada pelo Município de Oliveira do Hospital com a participação dos alunos do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e os membros da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios. Esta Ação de Reflorestação de Áreas Ardidas terá início às 9h30, decorrerá ao longo de todo o dia, e será dinamizada em Avô, no acesso à Capela de S. Pedro, no âmbito do Projeto de “Proteção Florestal – Vamos Cuidar da Nossa Floresta – Ela Depende de Nós e Nós Dependemos Dela” promovido pela plataforma AMO Portugal – Associação Mãos à Obra Portugal.