quinta, 20 março 2014 22:27

Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital assinala Dia Mundial do Teatro

Para assinalar o Dia Mundial do Teatro, que se celebra a 27 de março, o serviço educativo da Ludoteca da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital está a dinamizar ao longo de todo o mês várias atividades de expressão dramática, dirigidas às crianças, tendo por base as histórias tradicionais.

“A Princesa e o Sapo” é o primeiro conto que está a ser apresentado às crianças que frequentam o pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico. Num primeiro momento o conto tradicional é narrado aos mais novos que depois são desafiados a fazer a animação da história através da exploração com fantoches.

A expressão dramática assume um papel importante nesta segunda parte permitindo a cada criança participante o desenvolvimento da linguagem, do raciocínio, da associação lógica e da criatividade, uma vez que a criança poderá não recontar a história tal qual a ouviu mas colocar a sua imaginação a trabalhar e até mesmo conferir-lhe um final diferente.

Este conto tradicional conta-nos a história de uma princesa que se vê obrigada a cumprir uma promessa a um sapo que um dia a ajudou e que, no final, se transforma num belo príncipe, que afinal só estava aprisionado à forma de sapo por um feitiço de uma bruxa malvada.

Como é apanágio das atividades desenvolvidas na Ludoteca da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital trata-se de uma história com uma importante mensagem, desta vez, sobre o valor e a importância da amizade, a obrigação de cumprir as promessas, e que não interessa a aparência diferente mas a essência do coração de cada um de nós.

Neste mês de março e no âmbito da XXIII Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, também tem sido dramatizada a história “A Ovelha Repolhuda” que conta a aventura de uma ovelha que parte em busca da sua lã, depois de ter sido tosquiada um dia, já que não sabia que a mesma voltaria a crescer.

Trata-se de uma história que permite uma abordagem às fases do ciclo da lã desde a sua produção até à utilização em produtos finais, como no vestuário, com muitas surpresas reservadas para o público de palmo e meio.

Estas duas histórias bem como “A História da Carochinha” serão dramatizadas e/ou narradas ao longo do mês de março estando sujeitas a marcação prévia que pode ser formalizada pelo telefone 238 692 376, por e-mail - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. – ou presencialmente nas instalações da Biblioteca junto do serviço educativo.