terça, 04 outubro 2011 14:24

Solidariedade foi a rainha da noite na VI Expo Social

No âmbito da ExpOH 2011, que decorreu entre os dias 16 e 24 de julho, realizou-se a VI Expo Social, iniciativa promovida pelo município de Oliveira do Hospital e pela Rede Social concelhia com a finalidade de promover e divulgar as respostas sociais disponíveis nas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), bem como as atividades desenvolvidas nos domínios da intervenção e do apoio social aos mais desfavorecidos.

Numa noite em que a solidariedade falou mais alto, a ExpOH serviu, no dia 19 de julho, de “montra” ao trabalho realizado na área do apoio social. Nesse sentido, o palco principal do Parque do Mandanelho recebeu um “desfile de moda”, apresentado por “modelos” das IPSS do concelho, que não só fez vibrar o público como os próprios participantes, alguns com idade já bastante avançada e que, ainda assim, não recearam a “passerelle”. Ao todo, participaram na Gala Social 60 utentes de 11 instituições, entre crianças, idosos e pessoas portadoras de deficiência.
Os “modelos” desfilaram com vestuário proveniente do Banco de Recursos Sociais (Loja Social) do município de Oliveira do Hospital, com vista a dar visibilidade àquela estrutura e sensibilizar, ao mesmo tempo, o público para a partilha de bens e géneros alimentícios, que serão direcionadas para as famílias mais carenciadas.

Numa das noites da ExpOH com maior adesão de público, decorreu ainda uma recolha de bens alimentares alicerçada no mote “Participe, dê um pouco de si aos outros; traga 1 kg ou 1 litro de esperança” e que permitiu reforçar os stocks necessários para dar resposta aos casos de necessidade vindouros.

Esta ação constituiu a sequência natural de outras que o município tem vindo a desenvolver em parceria com a Rede Social concelhia e a sociedade civil e de que são exemplo o Banco Local de Voluntariado, a futura Universidade Sénior, o Banco de Recursos Sociais e as recolhas de bens alimentares.