JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 97
quarta, 02 outubro 2013 11:20

O Casamento do Galo Pinto” na Biblioteca Municipal

O Galo Pinto queria casar. Apesar de egoísta e muito vaidoso, conseguiu convencer a leiteira Juliana a aceder ao seu pedido para subir ao altar. Para o dia marcado, todos os animais se dispuseram a ajudar, contribuindo para fazer daquele momento uma grande festa. Todos, menos a raposa do pinhal. Ela era a única astuta, o suficiente, para perceber que o galo Pinto era um trocista muito arrogante e que só estava de olho nos presentes que os convidados lhe iriam oferecer no dia do casamento. A sofrer de uma paixão secreta pela doce menina, a raposa decide alertá-la para as verdadeiras intenções do galo. E assim se desencadeiam várias peripécias.

É este o enredo da história “O Casamento do Galo Pinto”, dirigida ao público pré-escolar e escolar, que está a ser apresentada na Ludoteca da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital. A anteceder a dramatização com fantoches, as crianças participam numa interação que as sensibiliza para a importância da música. Outubro é o mês da música e, ainda em jeito de comemoração do Dia Mundial, assinalado anualmente a 1 de outubro, os mais pequenos têm a oportunidade de manipular alguns instrumentos de percussão que acompanham a canção infantil relacionada com a história do Galo Pinto.

Registe-se que, no início do presente ano letivo, tem havido uma forte aposta do serviço educativo da Ludoteca da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital em apresentar dramatizações que contribuam para a formação cívica das crianças em idade pré-escolar e escolar, procurando-se explorar os valores e princípios morais orientadores da ação humana.