JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 97
quinta, 10 outubro 2013 09:10

Os melhores distinguidos no Feriado Municipal

O concelho de Oliveira do Hospital comemorou, a 7 de outubro, o seu Feriado Municipal, dia em que foram entregues os galardões municipais a cidadãos e instituições que têm dignificado o concelho pelos cargos ou ações desenvolvidas. O Salão Nobre dos Paços do Município foi pequeno para acolher todos os que quiseram presenciar a entrega da Medalha de Ouro ao jornalista e escritor José Manuel Saraiva, natural de Santo António do Alva. Na sessão solene foram igualmente atribuídas Medalhas de Mérito Municipal à empresa Mundiveste, que completou 40 anos de atividade, e à poetisa Maria Amélia Carvalho Almeida, a título póstumo, que tem raízes familiares em Travanca de Lagos.

Uma cerimónia emotiva que este ano contou com a presença do representante permanente de Angola na CPLP, Hélder Lucas, e durante a qual foram ainda entregues os Diplomas de Mérito Escolar aos alunos Miguel Carreiró (10.º ano), Hugo Lopes (11.º ano), Beatriz Pereira (12.º ano), Estela Abreu (ensino profissional) e Ana Carina Fernandes (ensino superior) pelo reconhecimento do seu distinto percurso escolar. O Município entregou também o Diploma de Mérito Desportivo ao clube ARCED.

Ao longo dos últimos vinte anos, o Município de Oliveira do Hospital distinguiu e homenageou um conjunto de personalidades e entidades cuja ação se pautou pelo contributo para desenvolver o concelho ou levar o nome de Oliveira do Hospital além das fronteiras concelhias. Numa sessão em que foram convidados a intervir os representantes das forças políticas com assento na Assembleia Municipal, o presidente da autarquia recordou as 80 personalidades e entidades que fizeram a história das últimas décadas do concelho e já foram objecto de distinção pelo Município, uma forma de “construir um roteiro que nos ajuda a compreender aquilo que hoje somos”.

Um concelho de “gente inovadora e empreendedora”, marcadamente “humanista e solidário” e de referência em áreas como o associativismo, a cultura, o desporto e a educação. “Somos um concelho de autarcas inovadores e prescientes, empenhados em semear no presente para colher no futuro”, acrescentou José Carlos Alexandrino, recordando o conjunto de antigos presidentes do Município e autarcas das freguesias já distinguidos. Uma “longa história” à qual agora pertencem os homenageados deste ano e que “vêm engrandecer uma lista que orgulha o concelho de Oliveira do Hospital e que deve servir de farol para todos os que aqui vivem e crescem”.

“O dia 7 de outubro continuará a ser a data de referência para os oliveirenses, um dia em que o concelho festeja a sua identidade e sentido comunitário, e aproveita para agradecer a todos os que contribuem para a sua dimensão”, reforçou o presidente do Município que dirigiu uma palavra de incentivo aos alunos que receberam os prémios de mérito escolar. “Sois os melhores da vossa geração, e o dia de hoje não é mais do que uma pequena paragem num percurso que certamente vos trará enorme sucesso pessoal e profissional”, afirmou.

Dirigindo-se ao embaixador Hélder Lucas, José Carlos Alexandrino reforçou a vontade de que esta visita marque “o início de um relacionamento profícuo entre Oliveira do Hospital e a comunidade angolana”, e agradeceu o “empenho na continuidade dos contactos aqui encetados”. Num dia de homenagem ao passado, o presidente da Câmara Municipal deixou vincado, perante os presentes, o “firme empenho em redesenhar o futuro”.

No feriado municipal foi ainda inaugurada a exposição dedicada a José Manuel Saraiva, na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, onde foi exibido o documentário que assinou em 1996, “Madina do Boé – a retirada”.