segunda, 19 agosto 2013 10:45

Etapa rainha da Volta partiu de Oliveira do Hospital

Pelo quarto ano consecutivo, Oliveira do Hospital associou o seu nome à história do ciclismo português. A cidade foi o palco da partida da 8.ª etapa da 75.ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta, momento que foi seguido por milhares de pessoas, no dia 16 de agosto.

Ao longo de toda a manhã, uma multidão, constituída por oliveirenses e visitantes, concentrou-se no Largo Ribeiro do Amaral para ver de perto os ciclistas que neste dia enfrentaram a etapa rainha da Volta a Portugal, que ligou Oliveira do Hospital à Torre, na Serra da Estrela. Um percurso de 166 quilómetros, dos quais os primeiros 66 foram disputados nas estradas do concelho oliveirense, onde o público se concentrou para ver passar o pelotão da mais importante prova velocipédica do país.

Oliveira do Hospital foi o único concelho do distrito de Coimbra onde a Volta a Portugal estacionou, no ano que assinalou as bodas de diamante da prova, sendo que, a partir das 12h20, treze freguesias do concelho foram brindadas com a passagem da caravana.

Neste dia foi também emitido, em direto a partir de Oliveira do Hospital, o programa “Verão Total”, da RTP1. Foram três horas de emissão, conduzida pelos apresentadores Isabel Angelino e José Carlos Malato a partir do adro da Igreja de Sant’Ana, com vista para o Largo Ribeiro do Amaral, e que foram seguidas no local por centenas de pessoas. Vários convidados participaram no programa que teve como tema de fundo o Turismo. O presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, abordou, entre outros aspetos, as potencialidades do concelho, e na última entrevista do direto, o vice-presidente da autarquia, José Francisco Rolo, lançou o convite, “Venha e Descubra Oliveira do Hospital”, numa entrevista que teve como base o Guia de Turismo Ativo, recentemente editado pelo Município. Foram ainda transmitidas diversas reportagens previamente gravadas pela equipa da RTP, e o programa contou com a participação musical de vários grupos locais, que brilharam ao lado de artistas nacionais.

Visivelmente satisfeito com a dinâmica que a cidade vivia durante a manhã, José Carlos Alexandrino sublinhou o trabalho de “promoção de Oliveira do Hospital, que é a nossa marca” e que sai consolidado com mais este evento que arrastou uma multidão ao centro da cidade. “Hoje Oliveira do Hospital é um nome falado a nível nacional e mundial”, disse, frisando que “o ciclismo é a festa do povo, e passa junto às pessoas, que não precisam pagar bilhete”. O autarca garantiu ainda a vontade de dar continuidade a esta parceria com a organização da Volta a Portugal, para que a prova possa continuar a ter o nome de Oliveira do Hospital.

Joaquim Gomes, diretor da prova, frisou que Oliveira do Hospital é “um dos municípios históricos da Volta”, uma presença que “foi recuperada com o presidente José Carlos Alexandrino” que tem mantido “uma presença e relação forte com organização e a prova. Oliveira do Hospital foi colocada estrategicamente num dia muito especial para nós”, assinalou, no dia em que se disputou a “etapa rainha, a mais difícil da prova. O espetáculo que será proporcionado será de grande nível”.

Etapa rainha da Volta partiu de Oliveira do Hospital