JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 97
quinta, 08 agosto 2013 13:27

Maria Arlete Bastos apresentou “Momentos a Sós”

O livro “Momentos a Sós” de Maria Arlete Bastos, editado com a chancela do Município de Oliveira do Hospital, foi apresentado no passado dia 3 de agosto, no auditório da Biblioteca Municipal.

Na abertura da sessão, e perante uma plateia repleta de familiares e amigos da autora, a vereadora da Cultura, Graça Silva cumprimentou todos os que se associaram a este momento, assinalando “é com muita honra que a Câmara Municipal colabora na edição de mais um livro”.

“É uma honra dar mais oportunidades aos autores do concelho” adiantou o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital que considerou, “devemos acolher o vosso trabalho e dar-lhe luz” reportando-se aos vários autores do concelho oliveirense. Considerando que o apoio à cultura e aos autores no concelho “é dinheiro bem gasto”, José Carlos Alexandrino congratulou-se por Oliveira do Hospital ser “um concelho de grande talento”.

O presidente do Município fez ainda referência ao percurso da autora Maria Arlete Bastos, que agora apresentou o seu segundo livro de poesia, uma pessoa de sensibilidade, que tal como todos nós tem “alegrias, angústias e emoções”. “Este é o momento de enaltecer a autora e o seu trabalho”, afirmou.

Numa sessão onde também marcaram presença elementos da Junta de Freguesia, coube ao pastor Marcos Amazonas dos Santos, amigo de longa data da autora, a apresentação do livro onde “não se encontram só sonetos e poemas mas que fala de vivências e experiências”. Sobre Maria Arlete Bastos enalteceu a sua “capacidade de brincar com as palavras”. “Falar do livro e de Arlete é falar de alguém maior”, acrescentou Marcos Santos para quem este livro “não são momentos a sós, são momentos partilhados”.

Visivelmente emocionada, a autora Maria Arlete Bastos enalteceu “a graça de ter aqui a minha família e tanta gente amiga”. “Dou graças pela amizade, que foi o que vos trouxe aqui porque de facto fazem o favor de serem meus amigos”, concluiu. A tarde foi ainda enriquecida com a leitura de alguns poemas do novo livro “Momentos a Sós” por três amigos da Biblioteca Municipal, Álvaro Assunção, Lucinda Maria e José Vieira.

Maria Arlete Bastos, nasceu na freguesia de Travanca de Lagos a 30 de dezembro de 1944, onde frequentou a escola primária. Uma súbita doença grave, quando frequentava o 4º ano escolar obrigou-a a interromper as aulas, mas com determinação e ajuda dos familiares conseguiu regressar à escola e fazer o exame da 4ª classe. Na adolescência escreveu várias letras para músicas conhecidas destinadas a um rancho folclórico. Fez parte do Grupo de Teatro da Casa do Povo de Travanca de Lagos tendo representado várias peças.

Já com 20 anos foi trabalhar para Cascais e já depois de casada voltou a estudar, concluindo o Curso Geral Noturno aos 35 anos e já com os dois filhos. Em 1973, foi admitida nos Serviços Médico-Sociais do distrito de Setúbal. Em 1989 veio, transferida da A.R.S.S. de Setúbal, para a Câmara Municipal Oliveira do Hospital, onde permaneceu até à sua aposentação em maio de 2003. Aí desempenhou a função de secretariado ao Presidente prof. César de Oliveira e nos executivos seguintes à vereação. Fez, desde a sua criação e até ao ano de 2001, parte da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco de Oliveira do Hospital.

Maria Arlete Bastos é amante da leitura e da escrita e desde criança que escreve contos e versos que guardava para si no grande e velho livro de contas do seu avô, e onde confiava os seus segredos, as suas mágoas, os seus anseios e as suas orações a Deus. Em 2005 foi editado, pelo Município de Oliveira do Hospital, o seu primeiro livro “Desabafos”, marcado pela morte prematura de seu marido.