Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 97
quinta, 01 agosto 2013 20:43

Guia de Turismo Ativo convida à descoberta do concelho

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital acaba de lançar um Guia de Turismo Ativo que convida os turistas a usufruir mais de 50 experiências que apelam a todos os sentidos. Escutar, Reviver, Conhecer, Caminhar, Mergulhar, Descobrir, 7 Maravilhas, Contemplar, Orar, Olhar, Percorrer, Celebrar, Relaxar, Saborear, Comprar, Cheirar e Descansar são os convites plasmados neste guia, que se apresenta aos visitantes em formato de bolso e com um caráter inovador, ao integrar QR Codes que podem ser lidos por telemóveis com esta aplicação. A publicação visa a valorização e promoção do património arquitetónico, cultural e ambiental de todo o concelho.

“Há muito que Oliveira do Hospital merecia e precisava de ter um guia de turismo, algo que fosse ativo e uma ferramenta que, a partir dos postos de informação turística e das unidades de alojamento instaladas, orientasse os turistas na descoberta do concelho de Oliveira do Hospital, da sua riqueza patrimonial e natural, da gastronomia, dos percursos, enfim, de todo o potencial turístico”, avançou José Francisco Rolo, vice-presidente da autarquia.

Na apresentação pública deste guia, que “tem cheiro a Oliveira do Hospital” através do narciso do Mondego, planta ícone que traz o seu aroma “autêntico e fresco” e que só por si se apresenta como um convite a uma fresca descoberta do concelho, o vereador do pelouro do Turismo referiu não querer “as pessoas paradas, por isso se fez um guia orientador para descobrir o concelho”.

Este Guia de Turismo Ativo é o mais recente produto duma estratégia que vem sendo seguida por parte do executivo na promoção do território e suas potencialidades e que tem já várias estações – o vídeo “Venha e Descubra Oliveira do Hospital” que mostra a descoberta do concelho pela ótica do visitante; um canal na rede social Facebook; a criação de uma marca forte, através da integração na Rede das Aldeias do Xisto da freguesia de Aldeia das Dez, “porta de entrada norte na maior rede de promoção turística das zonas de interior e com forte capacidade de penetração no mercado externo”; e mais recentemente a inauguração de cinco percursos pedestres da rede Caminhos do Xisto. “Fizemos um trabalho que permite dizer que há um antes e um depois na oferta turística de Oliveira do Hospital”, afirmou José Francisco Rolo.

Na apresentação desta nova ferramenta interativa, o presidente do Município de Oliveira do Hospital sublinhou a importância do “trabalho em rede e com várias parcerias”, e relembrou o conjunto de eventos “que são investimento na divulgação e projeção do nome de Oliveira do Hospital para atrair turistas e visitantes”. “O Município demonstra ter iniciativa e saber agarrar as oportunidades”, concluiu José Carlos Alexandrino.