JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 97
terça, 02 julho 2013 21:15

Vice-governador do Ceará recebido nos Paços do Município

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital recebeu esta segunda-feira, 1 de julho, nos Paços do Município, uma representação brasileira liderada pelo vice-governador do Estado do Ceará. O autarca do nordeste brasileiro fez-se acompanhar por responsáveis do Município de Tauá e da Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria.

A visita, intermediada pelo empresário Fernando Tavares Pereira que detém negócios naquela região do Brasil, visou estreitar laços de cooperação entre Oliveira do Hospital e o território do Ceará.

Como explicou o presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, foi uma oportunidade “para criar laços e até pensar numa futura geminação, mas sobretudo para abrir portas a negócios e protocolos entre as empresas do concelho e brasileiras”. Neste encontro entre autarcas dos dois países, áreas como a saúde e a tecnologia foram alguns pontos de reflexão, registando-se a disponibilidade para “explorar formas de cooperação”. Outra área que colheu grande aceitação foi a do ensino, ficando a vontade de avaliar a possibilidade de formalização de protocolos para acolher estudantes brasileiros que possam frequentar as escolas de ensino profissional e superior disponíveis no concelho, à semelhança do que já acontece ao abrigo da cooperação com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). De registar ainda a semelhança entre dois projetos desenvolvidos nos municípios de Oliveira do Hospital e de Tauá na área da tecnologia, através de programas que disponibilizam o acesso à internet aos habitantes por todo o território.

Domingos Filho, vice-governador do Ceará, sublinhou o “interesse histórico de relações” entre os dois países e que o “Estado do Ceará tem muito investimento português, e o Fernando Tavares Pereira é um deles. Há uma relação fraterna e empresarial, e temos aqui o privilégio deste encontro entre autarcas de Oliveira do Hospital e de Tauá”, afirmou, confiante que “mutuamente nos podemos ajudar, e no desenvolvimento económico já compreendemos que vocês têm cá muito mais a nos oferecer”.

O empresário Fernando Tavares Pereira frisou a importância de parcerias entre entidades e municípios dos dois países, “para a região e para Oliveira do Hospital que, no interior, é um dos municípios onde as pessoas são mais aguerridas ao nível do trabalho e do desenvolvimento”. Foi com satisfação que constatou que “o presidente José Carlos Alexandrino vê que o concelho precisa de expansão e de outros horizontes”, dando conta que acompanharia a comitiva brasileira na visita por algumas empresas do concelho oliveirense durante o dia.