Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 97
domingo, 16 junho 2013 22:22

Fernando Pessoa recordado na Biblioteca Municipal

No dia em que se assinalava o 125.º aniversário do nascimento de Fernando Pessoa, a 13 de junho, a Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital dinamizou uma sessão dedicada à poesia deste autor e seus heterónimos, composta por uma comunicação e leitura de textos.

Depois de em janeiro, a poesia de Fernando Pessoa, ortónimo e heterónimos, ter sido o mote para um serão cultural na Biblioteca, o autor foi revisitado, ou não se tratasse de um dos poetas maiores da língua portuguesa.

A iniciativa contou, como vem sendo hábito, com a colaboração de um leque de Amigos da Biblioteca na preparação e seleção de textos para preencher o serão cultural.

Antes desta partilha poética, Nuno Teixeira, professor de Português na Escola Secundária de Oliveira do Hospital, repetiu a experiência de deixar algumas reflexões sobre a vida e obra de Fernando Pessoa, um dos maiores vultos nacionais, de quem ainda hoje se continuam a publicar textos inéditos, mais de um século depois do início da sua produção literária editada. Nuno Teixeira revelou que se contabilizam perto de cinco mil textos editados de Fernando Pessoa, produzidos em poucas décadas de vida.

Iniciativas como esta, dedicadas à poesia, são promovidas mensalmente na Biblioteca Municipal da cidade, e são abertas à participação de todos os que queiram partilhar estes momentos de cultura.