JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 97
terça, 11 junho 2013 21:22

Alunos mostraram talentos no 6.º Festival Infantil da Canção

O Município de Oliveira do Hospital promoveu no passado sábado, 8 de junho, a sexta edição do Festival Infantil da Canção. As condições climatéricas obrigaram à transferência do festival para o salão dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital mas não retiraram o brilho às atuações dos pequenos artistas.

O espetáculo iniciou com a interpretação de “A Máquina”, original dos Amor Electro, por Sofia Pereira, vencedora da edição do ano passado. Seguiram-se as quinze canções concorrentes numa noite dedicada aos “Grandes Êxitos da Música Portuguesa”, tema escolhido como mote para o concurso deste ano. O Festival Infantil da Canção é dinamizado no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular no 1.º Ciclo do Ensino Básico e envolveu mais de quatro dezenas de crianças, entre os 5 e os 11 anos, que as várias escolas do concelho.

De registar a grande adesão do público, que não arredou pé até que fossem desvendados os nomes dos três primeiros classificados, e que deixa bem patente o sucesso que o Festival tem ganho ano após ano. Fator que foi realçado pelo executivo da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, através das palavras do presidente, José Carlos Alexandrino, e da vereadora da Educação, Graça Silva, que enalteceram ainda o empenho dos alunos concorrentes, pela elevada qualidade das suas atuações, e o empenho de todos os professores envolvidos.

Na hora de decidir, o júri também não teve a tarefa facilitada. A equipa constituída por um representante de cada escola, um representante do Município, um professor de Música e um professor de canto teve de avaliar os concorrentes de acordo com os critérios de afinação, ritmo, voz, interpretação e postura em palco.

Inês Peres, do 1.º CEB de Oliveira do Hospital, que se fez acompanhar por Ana Sofia Rosa e Constança Carvalho nos coros, foi a vencedora da noite, com a interpretação de “A Cidade (até ser dia)”, êxito da cantora Anabela.

Em segundo lugar ficou classificada Beatriz Ribeiro, também do 1.º CEB de Oliveira do Hospital, com a música “Just Girls” da banda Amarguinhas, que foi acompanhada por Daniela Bento e Francisca Sousa. O júri decidiu atribuir o terceiro lugar a Rafaela Abreu, aluna do 1.º CEB de Travanca de Lagos, que com o colega André Viegas interpretou “Movimento Perpétuo Associativo” dos Deolinda. Foram atribuídos distinções aos primeiros três primeiros classificados, sendo que todos os alunos envolvidos receberam prémios de presença.

Com a dinamização do Festival Infantil da Canção do Município de Oliveira do Hospital, a organização pretende estimular a criação artística e incentivar o aparecimento de novos talentos, sensibilizar as crianças para a componente cultural através da música, e fomentar a interatividade bem como desenvolver capacidades ao nível da memorização, interpretação, expressão e improvisação. O município contou com a colaboração dos professores das Atividades de Enriquecimento Curricular e do Instituto de Emprego e Formação Profissional, cujos formandos do curso de Cabeleireiro pentearam e maquilharam os concorrentes.