Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 97
segunda, 03 junho 2013 21:02

Feira do Livro aproximou leitores e livrarias

Foi com um dia dedicado à literatura oral e tradicional, com particular enfoque nos autores locais, que terminou a oitava edição da Feira do Livro de Oliveira do Hospital. No último dia do certame, 2 de junho, após a apresentação de “Palavras Sentidas”, de Lucinda Maria, teve lugar uma tertúlia que juntou esta autora a outros com livros editados com a chancela do Município de Oliveira do Hospital, como Vítor Fernandes, Mauro Mota, Arlete Bastos, Alice Gouveia, Feliciano da Silva, Rodrigues Gonçalves e Viriato Gouveia. “Conversas com Livros” foi o mote para este encontro com os autores e com o prazer pela escrita que partilham.

Ao longo de cinco dias, entre 29 de maio e 2 de junho, milhares de visitantes passaram pela Feira do Livro, que proporcionou vastas propostas culturais complementares à oferta das papelarias e livrarias de Oliveira do Hospital que estiveram presentes.

Os livros e a leitura estiveram no centro das atenções ao longo dos cinco dias que foram dedicados a um tema e/ou público específico, como os idosos e as IPSS, as crianças do pré-escolar, ou os alunos do 1.º ciclo do ensino básico que visitaram a Feira do Livro. Particularmente a pensar nos mais novos, foi apresentada, em vários momentos, a dramatização “O dia em que o mar desapareceu” baseada no livro de José Fanha com o mesmo nome. De realçar ainda a presença de Fernando Mendonça, autor de “Coisas de Bichos”, que veio até Oliveira do Hospital apresentar o seu livro às crianças que tiveram oportunidade de ouvir a história em rima pela voz do escritor.

No sábado, 1 de junho, foi a vez de Luís Maia marcar presença, para apresentar o seu primeiro livro a solo, “Perder um Rosto, Ganhar uma Vida”, inspirado na história de vida de uma jovem lisboeta. O jornalista da SIC esteve dois dias em Oliveira do Hospital, ao longo dos quais coordenou uma oficina de Televisão com a turma 10.º H da Escola Secundária de Oliveira do Hospital. O trabalho viria a resultar na edição do “Telejornal da Feira do Livro”, cuja produção noticiosa, filmagens, montagem e edição foi realizada pelos alunos sob a orientação de Luís Maia. Este noticiário foi depois apresentado, com grande sucesso, ao início da noite de sábado.

A Feira da Primavera dos alunos do ensino pré-escolar do Agrupamento Brás Garcia de Mascarenhas, animação de rua, insufláveis, pipocas, o cantinho das Artes Plásticas e uma oficina de modelagem de balões foram algumas das iniciativas que complementaram a programação, que se pautou pela forte aposta cultural no plano musical, com vários grupos concelhios a pisar o palco da Feira.

Dinamizado pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, em parceria com a ADI – Agência de Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, a VIII Feira do Livro promoveu a componente cultural e representou um claro incentivo ao setor livreiro local.