Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 97
segunda, 27 maio 2013 21:05

Câmara Municipal assinou protocolos com S. Sebastião da Feira

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e a Junta de Freguesia de S. Sebastião da Feira promoveram mais uma “Cerimónia de Assinatura de Acordos de Cooperação”, no passado domingo, 26 de maio, na sede do Clube Recreativo Feirense. À semelhança do que tem sido realizado noutras freguesias do concelho, o executivo em permanência dinamizou a sessão com o objetivo de dar a conhecer o trabalho desenvolvido e que virá a ser realizado pela Câmara Municipal, seguindo uma política de transparência e de proximidade com as populações.

No presente ano, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital deliberou a atribuição de uma verba de 613 mil euros às 21 freguesias do concelho, cabendo à freguesia de S. Sebastião da Feira a transferência de 19.100 euros, cujo protocolo que define as intervenções e obras que serão realizadas durante 2013 foi assinado publicamente neste dia. Desde 2010, as verbas atribuídas no âmbito dos protocolos de transferência de competências ascendem, em S. Sebastião da Feira, a 76.400 euros, aplicados maioritariamente na requalificação de ruas e acessos. A este valor somam-se 200 mil euros de investimento direto da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital nesta freguesia, o qual tem sido aplicado em investimentos rodoviários, na comparticipação da aquisição do Parque dos Moinhos, e na execução do projeto de requalificação para este espaço, entre outros.

Na sessão foram igualmente formalizados os acordos com o Clube Recreativo Feirense e o Movimento Progressivo Riba D'Alva relativos à atribuição anual de subsídios de apoio às atividades destas coletividades, num total de 2.250 euros desde 2010. Como frisou a vereadora da Cultura, a sessão serve também para “esclarecer a população por onde andam os dinheiros de todos nós”, sendo que todas as verbas relativas aos subsídios “têm de estar formalizadas”.

Na cerimónia onde foram apresentados dois filmes sobre a freguesia e sobre os investimentos já realizados, o presidente da Junta de Freguesia, Adelino Coelho realçou os “diversos projetos de requalificação da freguesia” que foram concretizados e que o levam a concluir que “S. Sebastião é hoje muito mais rico”. Dando conta que quando tomou posse as suas prioridades se focaram na resolução de problemas relacionados com as necessidades básicas, como saneamento e rede de água, o autarca explicou que se seguiram empreitadas de requalificação de ruas e da própria praia fluvial. Uma postura partilhada pelo presidente da Assembleia de Freguesia, Manuel Afonso, que destacou o “apoio incansável à freguesia” por parte do presidente do Município e a convicção de que “vai encarar de perto os problemas que ainda nos preocupam”.

“Temos feito um trabalho de cooperação com lealdade institucional” com a Junta de Freguesia, sublinhou o presidente do Município, realçando o conjunto de investimentos realizados e assentes na parceria. Numa cerimónia amplamente participada pela população, José Carlos Alexandrino referiu que estas sessões servem para “apresentar contas às pessoas que nos elegeram”.

Garantindo que o executivo a que preside “está atento” aos problemas com que a freguesia ainda se debate, como a questão do saneamento na Ponte das Três Entradas, o presidente do Município também não deixou de se referir à extinção desta freguesia, que será agregada com Penalva de Alva. “Sou uma voz inconformada nesta matéria”, disse José Carlos Alexandrino, que anunciou o programa “Município Perto de Si”, que entrará em funcionamento brevemente, e que criará um ponto de apoio e atendimento às populações para resolução de problemas, evitando que os munícipes sejam obrigados a deslocar-se à Câmara Municipal. O autarca deixou ainda a garantia de colaboração com o Clube Recreativo Feirense para beneficiação da sua sede, e de apoio ao projeto de requalificação do Parque dos Moinhos, que considerou uma “grande obra em termos de impacto e valorização de S. Sebastião da Feira e de todo o Vale do Alva. Este sonho será concretizado”, garantiu.