terça, 16 abril 2013 09:27

Oliveira do Hospital comemora Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

O Município de Oliveira do Hospital irá assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se comemora anualmente a 18 de abril. Neste dia será promovida uma visita guiada aos três monumentos nacionais do concelho, a Capela dos Ferreiros, em Oliveira do Hospital, as Ruínas Romanas de Bobadela e a Igreja Moçárabe de Lourosa.

A visita, de caráter gratuito, será dinamizada durante a manhã de 18 de abril, com a concentração dos participantes às 9h30 em Oliveira do Hospital, junto à Capela dos Ferreiros. A participação nesta iniciativa promovida pelo Município está sujeita a inscrições prévias, e limitadas, que devem ser formalizadas até ao próximo dia 17 de abril para o Gabinete de Apoio à Vereação, através do e-mail, Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

As comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios decorrem, este ano, sob a égide “Património da Educação”, tema que o Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios elegeu para a celebração desta data em 2013, tendo em conta o vasto legado relacionado com a aprendizagem e o conhecimento que encontra a sua materialização em inúmeros conjuntos e elementos de património arquitetónico, património móvel e património imaterial, de diferentes escalas e valor, e em diversos contextos, espalhados por todo o país.

Por todo o país, em colaboração com a Direção-Geral do Património Cultural, concelhos e entidades públicas e privadas comemoram esta data que tem como objetivo a divulgação e preservação do património que é de todos nós. O tema escolhido, “Património da Educação” remete ainda para a relação entre as duas realidades, o Património nas diversas facetas e a vasta abrangência da Educação.

O concelho de Oliveira do Hospital conta com diverso património classificado: três monumentos nacionais, 17 imóveis de interesse público e dois imóveis de interesse municipal.