Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 97
quarta, 10 abril 2013 13:55

ADI sensibiliza comerciantes sobre eficiência energética nos espaços comerciais

A ADI – Agência de Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital vai distribuir aos comerciantes do centro urbano de Oliveira do Hospital e de Tábua, até ao final do mês de abril, dispositivos informativos sobre eficiência energética nos seus estabelecimentos comerciais. Trata-se de mais uma iniciativa concretizada no âmbito do plano de ação da ADI para valorizar e capacitar o comércio local.

O desdobrável contém diversas 'dicas' sobre eficiência energética, proporcionando aos comerciantes importantes ferramentas para a poupança de energia e redução dos custos de funcionamento dos seus estabelecimentos. Os conselhos úteis para poupança de energia nos espaços comerciais e empresas abrangem diferentes áreas como a fatura energética, a climatização, a iluminação e os equipamentos.

Além da distribuição do folheto informativo serão entregues dois inquéritos dirigidos aos comerciantes, um deles para recolha de dados com fins meramente estatísticos, e o outro que ajudará os lojistas a perceber se são comerciantes/empresários eficientes nas questões relacionadas com o uso da energia.

A ADI divulga ainda a iniciativa “Juntos Pagamos Menos”, promovida pela DECO, dirigida aos consumidores particulares e que visa associar clientes para a realização dum leilão para a contratualização de fornecimento de energia a preços mais baratos e convidativos. O período para as inscrições, gratuitas, decorre até 30 de abril através do site www.paguemenosluz.pt.

Poupar energia significa diminuir a quantidade de energia utilizada na realização de qualquer atividade do quotidiano, e gastar menos traz vantagens associadas como a redução da fatura de eletricidade, a contribuição para a proteção do ambiente e a redução da dependência energética do país.

José Francisco Rolo, presidente da ADI, explica que esta “é mais uma ação que demonstra a atenção que neste momento se deve ter para com o comércio local, parte importante da economia da região. Divulgar o comércio local, criar eventos para gerar mais vendas, capacitar os operadores através de ações de formação e de campanhas de sensibilização, apelar às compras no comércio local, tudo conjugado, pretende ajudar a dar sustentabilidade, a gerar negócio, em suma, a segurar empresas e postos de trabalho, mantendo vivos os centros urbanos de Oliveira do Hospital e Tábua”, acrescenta este responsável.

Esta iniciativa insere-se no plano de atividades que a ADI tem vindo a dinamizar junto do comércio local e tradicional, ajudando os comerciantes dos centros urbanos de Tábua e Oliveira do Hospital nas mais diversas áreas, e contribuindo para a sua sustentabilidade e divulgação. Na concretização desta ação de sensibilização sobre eficiência energética a ADI tem como parceiros o Município de Oliveira do Hospital, no âmbito da Agenda 21 Local, e o Município de Tábua.