Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 97
sexta, 15 março 2013 12:12

Concurso gastronómico revelou novas iguarias

O concurso gastronómico “Com Queijo Serra da Estrela” promovido pela Câmara Municipal no âmbito da programação da 22.ª Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, revelou novas iguarias. Na edição deste ano, o júri teve de avaliar onze novas receitas propostas a concurso – três na categoria salgados e oito nos doces.

Aberto a todos os residentes no concelho, o concurso gastronómico integra duas categorias, Doces e Salgados, sendo que a confeção das receitas obriga à utilização de Queijo Serra da Estrela ou Queijo de Ovelha e seus derivados, não sendo permitidas inscrições ou participações com receitas que já fizeram parte de concursos promovidos em anos anteriores.

O concurso gastronómico “Com Queijo Serra da Estrela” visa incentivar a inovação e o empreendedorismo para a eventual criação de um doce ou salgado de referência.

No passado sábado, os elementos do júri, Francisco Antunes, Ricardo Capelo, Sónia Pereira, Elisa Freire Lobo e Cristina Manso Preto, que presidiu à avaliação, fizeram a apreciação dos concorrentes tendo em conta critérios de apresentação, degustação, originalidade da recolha ou da receita e viabilidade da sua produção empresarial. Em cada uma das categorias a concurso foram atribuídos três prémios nos valores de 100, 75 e 50 euros. A apresentação deste concurso gastronómico esteve a cargo de Luís Maia, apresentador da SIC, que visitou a Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital e acedeu a este convite depois de ter estado recentemente no concelho para fazer a apresentação do desfile de noivas no a iniciativa “Compre Local Oliveira do Hospital”.

Premiados na categoria Salgados:

1.º Empadinhas recheadas com frango e Queijo Serra da Estrela | Restaurante Cristina

2.º Requeijão e marisco com crocante de broa | ARCIAL

3.º Crepe Serra | Escola Secundária de Oliveira do Hospital

Premiados categoria Doces:

1.º Doce do Pátio | Patrícia Andreia Saraiva Moreirinhas

2.º Serranito | Escola Secundária de Oliveira do Hospital

3.º Tarte de requeijão e morangos à moda da Geia | Boutique Hotel Quinta da Geia