Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 97
quarta, 20 fevereiro 2013 09:16

Pais chamados a participar no Projeto Educativo Local

O Município de Oliveira do Hospital promoveu, no passado sábado, a realização do workshop “A relação Escola/Família: Educação com todos, só com todos” no âmbito do Projeto Educativo Local. O encontro, dirigido a pais e encarregados de educação, foi um espaço de debate e partilha de experiências destes agentes, que assumem um papel fundamental na comunidade educativa e no processo educativo das crianças e jovens.

No âmbito do Projeto Educativo Local, que tem vindo a ser desenvolvido desde 2012, foram já realizadas dezenas de reuniões com os vários agentes e concretizados vários momentos de debate público para apresentação de dados preliminares e estratégias para construção de um documento de referência de gestão estratégica da educação ao nível local.

Como explicou Graça Silva, na abertura desta sessão, a Câmara Municipal está a “implementar um documento desafiador na área da educação”, o qual está a ser elaborado “com todos os parceiros envolvidos” como escolas, pais, agentes de ação social, associativismo ou o setor empresarial, os quais “estão a ser chamados a dar os seus contributos”.

A vereadora da educação sublinhou a postura da Câmara Municipal que está de “portas abertas a todos os parceiros para com eles dialogar e estabelecer relações estreitas” para “construir um município educador que é aquilo que pretendemos com o Projeto Educativo Local”. A responsável frisou que só com um trabalho de articulação se poderá “dar um contributo rico para que a formação seja mais qualificada e trabalhada em rede” e se poderá “encontrar uma estratégia educativa que dê respostas aos problemas que temos no concelho e na região da Beira Serra”.

Coube a António Rochette e Luís Alcoforado, coordenadores deste processo, uma abordagem à “Participação dos Pais no Projeto Educativo Local de Oliveira do Hospital”. Os dois técnicos deixaram alguns dados sobre o trabalho que tem sido concretizado e um apelo à participação dos pais e ao seu envolvimento neste projeto, de forma a permitir “uma educação de excelência no município”e dê respostas, nomeadamente, ao setor empresarial.

Foram ainda intervenientes nesta sessão Ana Albuquerque, que abordou “O Papel dos Pais no Governo da Escola Pública”, e Filomena Gaspar, com a reflexão “Promoção da Parentalidade Positiva através do Envolvimento dos Pais na Escola e no Projeto Educativo Local”. Seguiu-se a intervenção de Ana Álvaro, presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Brás Garcia de Mascarenhas e Escola Secundária de Oliveira do Hospital (APAS), que falou sobre “O Envolvimento dos Pais/Encarregados de Educação na Vida Escolar”.

Encerrou a sessão, a vereadora da Educação, Graça Silva, com o painel “Participação dos Pais/Encarregados de Educação na construção de um Município Educador”, no qual lançou o desafio à participação deste grupo, mas também de outros agentes locais, na elaboração deste documento, “para que seja o espelho do contributo de todos”.