quarta, 20 fevereiro 2013 09:04

Alunos entregaram postais aos idosos no Dia dos Namorados

O Dia de São Valentim foi assinalado no concelho de Oliveira do Hospital com a entrega de postais dos namorados aos utentes das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) concelhias. Os postais foram elaborados pelos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) durante as suas aulas de Inglês, no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular.

Ao todo, foram entregues 700 postais em todos os Lares e Centros de Dia que integram a Rede Social do Município de Oliveira do Hospital, promovendo uma aproximação entre duas gerações. De realçar que a troca de postais entre escolas e instituições não ficou restrita à localidade onde cada uma estava localizada, permitindo um intercâmbio entre os alunos e os idosos de diferentes freguesias do amplo território concelhio.

Promovida pelo Gabinete de Ação Social do Município em colaboração com os professores de Inglês das AEC, a iniciativa teve como objetivo comemorar o Dia da S. Valentim e promover a aprendizagem do Inglês junto das gerações envolvidas.

No dia 14 de fevereiro, Dia dos Namorados, num ato simbólico, um grupo de alunos do 1.º ciclo de Nogueira do Cravo deslocou-se até ao Centro de Dia da Cáritas daquela localidade para entregar alguns postais que elaboraram e onde deixaram uma mensagem de amizade aos idosos e colaboradores da instituição. E porque era um dia dedicado ao amor foi nesta instituição que os mais novos tiveram oportunidade para ouvir a história de um casal, carinhosamente apelidado de “casal maravilha” pelas colaboradoras do Centro de Dia, que conserva um casamento que já conta mais de 67 anos.

Esta entrega simbólica de postais do Dia dos Namorados foi acompanhada pela vereadora da Educação, Graça Silva que sublinhou a importância destas atividades que “proporcionam um dia diferente aos utentes das instituições e às crianças, além de intensificarem e fortalecerem as relações intergeracionais”.