quarta, 24 outubro 2012 08:39

Biblioteca Municipal dinamizou serão de contos para adultos

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital promoveu, na passada sexta-feira, 19 de outubro, um serão de contos que primou pela particularidade de ser dirigida ao público adulto. E foram muitos os que responderam ao desafio para ouvir AMA, a Fiandeira de Histórias, nome artístico de Ana Alpande.

Na atmosfera acolhedora e intimista que foi criada na sala de adultos da Biblioteca, o público ouviu, durante uma hora, diversas histórias de um repertório que incidiu em contos populares da tradição oral e noutros de autoria própria, bem como na adaptação de contos de autores publicados.

Ana Alpande, atualmente a residir no concelho de Oliveira do Hospital, responde, enquanto narradora e contadora de histórias, pelo nome de “AMA, a Fiandeira de Histórias”. Com formação em Turismo, área em que trabalhou durante alguns anos, tem-se dedicado à recolha da tradição oral, bem como à arte de fiar a lã. Presentemente tem patente na Biblioteca Municipal a exposição “O Mundo na Palma das Mãos”, composta por várias peças executadas em lã e que serviu de mote para esta “Roda de Contos para Adultos” que ocupou a noite de sexta-feira.

AMA, a Fiandeira de Histórias colabora com a Fundação do Gil e tem dinamizado projetos de narração para todas as idades em diversos espaços, como bibliotecas e escolas.

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital continuará a dinamizar serões de contos para adultos, a par de outras iniciativas que têm vindo a ser desenvolvidas para este público-alvo.