terça, 05 dezembro 2023 16:26

Concurso elege imagem de Postal de Natal

Andreia Pinto Lopes, residente de Ervedal da Beira, é a vencedora do Concurso “Postal de Natal Digital” 2023, iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, de incentivo à criatividade e originalidade de toda a comunidade e que visa eleger o Postal de Natal do Município de Oliveira do Hospital.

A décima edição do “Postal de Natal Digital” contou, este ano, com duas dezenas e meia participações, entre alunos do AEOH – Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e da Eptoliva e participações da comunidade de Oliveira do Hospital.

O anúncio dos vencedores foi feito ao início da tarde desta terça-feira pelo vereadora da Câmara Municipal com os pelouros da Cultura e da Educação, Graça Brito, no momento da inauguração da exposição coletiva dos postais que integram o concurso deste ano, patente na Câmara Municipal.

Andreia Margarida Pinto Lopes tem 28 anos, é natural de Coimbra e residente em Ervedal da Beira. É licenciada em Arte e Design pela Escola Superior de Educação de Coimbra e mestre em Design e Multimédia pela Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra. Trabalha como designer gráfica na empresa Alpha Portugal.

Foram ainda premiados no Concurso Postal de Natal Digital 2023, em segundo lugar, João Lima, em terceiro lugar, Camila Alves, em quarto lugar, Maria Júlia Monteiro, e, em quinto lugar, Guille Gomes.

Na avaliação dos trabalhos, o júri, composto por Alexandra Henriques, arquiteta da divisão de Planeamento e Gestão do Território, e Bruno Fonseca, designer gráfico do Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Ricardo Figueiredo, da ADI - Agência de Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, Ricardo Vales, designer gráfico, e Lisete Aires, empresária de Oliveira do Hospital na área do design interiores, teve em consideração critérios como a qualidade técnica, artística e estética do trabalho, bem como a originalidade, a criatividade do trabalho e a mensagem natalícia expressada.

Os premiados no “Concurso Postal de Natal Digital 2023” receberam prémios monetários em vouchers a consumir no comércio local até ao dia 31 de dezembro de 2023, sendo o valor de 100 euros atribuído ao postal vencedor, 60 euros ao postal classificado em segundo lugar, 40 euros para o terceiro lugar, 30 euros para quarto classificado e 20 euros para o postal classificado em quinto lugar.

O concurso “Postal de Natal Digital 2022”, iniciativa da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, promove a criatividade na conceção de trabalhos artísticos, a partir da utilização das tecnologias informáticas como meio útil para a realização de trabalhos criativos e com recurso à utilização de imagens originais de valorização do Património Histórico/Arquitetónico e Paisagístico do concelho.

O postal assinado por Andreia Pinto Lopes passa a partir desta tarde a configurar como o Postal Oficial de Natal do Município de Oliveira do Hospital para a quadra festiva deste ano.

Todas as propostas estão expostas nos Paços do Município, numa exposição aberta à visitação do público, de segunda a sexta-feira, entre as 09h00 e as 17h00.