quarta, 07 junho 2023 11:20

Passagem do Lés-a-Lés por Oliveira do Hospital traz milhares de motociclistas à Igreja Moçárabe de Lourosa

Créditos Imagem: 2rideportugal Créditos Imagem: 2rideportugal

Mais de 2200 motociclistas passam na sexta-feira, dia 9 de junho, entre as 08h05 e as 13h45, na Igreja Moçárabe de Lourosa, em Oliveira do Hospital, no âmbito do 25.º Portugal de Lés-a-Lés, evento anual que reúne mototuristas de toda a Europa e que, por estes dias, atravessa o país de norte para sul.

A passagem do Lés-a-Lés pelo Município de Oliveira do Hospital é contemplada na segunda etapa da edição “Bodas de Prata” do evento organizado pela Federação de Motociclismo de Portugal, que liga Viseu a Ourém, e está incluída no âmbito das comemorações dos 1111 anos da Igreja Moçárabe de São Pedro de Lourosa, monumento classificado como de interesse nacional.

A caravana composta por cerca de 1700 motas entra no concelho de Oliveira do Hospital pela EN17, em Venda da Esperança, e segue para Lourosa, onde vai percorrer as ruas daquela localidade, saindo, depois, em direção a Barril do Alva.

Ao longo da manhã, os motociclistas são convidados a parar e a conhecer a história e o percurso Moçárabe da aldeia, com visitas guiadas à igreja, entre as 08h00 e as 14h00.

O ambiente da Feira Moçárabe de Lourosa também vai estar presente na passagem do Lés-a-Lés, com a zona envolvente da igreja e as ruas adjacentes engalanadas com os adereços da feira, cujas datas deste ano são anunciadas publicamente na manhã de sexta-feira.

O Portugal Lés-a-Lés é a maior maratona mototurística da Europa, concilia a resistência física à vertente turística e percorre as estradas nacionais, municipais e regionais mais emblemáticas de Portugal, na senda da descoberta da beleza do traçado do território e com o objetivo de cruzar Portugal de extremo a extremo.

Para o Município de Oliveira do Hospital, em colaboração com a Freguesia de Lourosa, a passagem da 25.ª edição do Portugal Lés-a-Lés constitui-se como um importante marco na divulgação do património histórico classificado de Oliveira do Hospital, potencia a promoção cultural do concelho e a vinca a marca turística “Venha e Descubra Oliveira do Hospital”.