domingo, 25 junho 2023 14:36

Município de Oliveira do Hospital lança projeto de compostagem doméstica

O Município de Oliveira do Hospital lança hoje, no dia Mundial do Ambiente (5 de junho), o projeto RecolhaBiOH, através do qual vai distribuir compostores domésticos aos cidadãos residentes no município.

O projeto RecolhaBiOH, financiado pelo Fundo Ambiental a cem por cento, dá continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Município de Oliveira do Hospital no âmbito da promoção da sustentabilidade, promovendo a valorização dos biorresíduos e contribuindo para a mudança de hábitos e comportamentos mais sustentáveis.

Os biorresíduos representam cerca de 40% dos resíduos indiferenciados, que são por norma encaminhados para aterro. Consciente da necessidade de promover o correto tratamento dos  mesmos, o Município de Oliveira do Hospital aposta não só na compostagem comunitária como também na compostagem doméstica e para isso vai distribuir os equipamentos adequados aos munícipes que disponham de condições físicas como logradouro, jardim, quintal, dotando-os também de conhecimentos e ferramentas para a prática da compostagem, através da participação em sessões de sensibilização gratuitas.

O projeto contempla duas ações principais: a distribuição de compostores domésticos e a distribuição de contentores para deposição de resíduos verdes nas freguesias.

A distribuição gratuita pelos habitantes do município de compostores domésticos é feita mediante inscrição e análise das condições. Trata-se de um processo simples que deve ser formalizado no site próprio – https://ambienteoh.pt/ - onde podem ser consultadas as normas de funcionamento, sendo que aquando da entrega do compostor será disponibilizado um guia de compostagem e uma ação de formação gratuita e obrigatória.

É de sublinhar que os munícipes que aderirem ao projeto conseguirão não só reduzir os resíduos colocados no contentor dos resíduos indiferenciados e consequentemente reduzir a quantidade de resíduos encaminhada para aterro, como produzir um composto de excelente qualidade para o seu jardim ou vasos de plantas.

Por outro lado, através do projeto RecolhaBiOH, o Município de Oliveira do Hospital vai também distribuir contentores pelas freguesias do concelho para deposição de resíduos verdes, decorrentes de resíduos de jardinagem, podas, entre outras, no sentido de colocar à disposição de toda a população um serviço de proximidade onde se podem colocar os resíduos verdes num local próprio e que posteriormente terão o encaminhamento devido.

A autarquia realizará também momentos de sensibilização/formação no sentido de capacitar os utilizadores dos compostores e dos equipamentos de deposição de resíduos verdes para a correta deposição dos resíduos e adoção de comportamentos sustentáveis, que promovam uma atividade sustentável, racional e eficiente na utilização dos recursos, traduzindo-se na prática, em modelos de conduta sustentáveis.

Como assinala o vice-presidente da autarquia com o pelouro do Ambiente, Nuno Oliveira, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, no âmbito da sua política ambiental, tem vindo a desenvolver diversos projetos que visam contribuir para a valorização do ambiente e para a promoção da sustentabilidade. É desígnio da autarquia promover medidas que vão ao encontro dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 2030 e designadamente da política do Ambiente, através da aposta na educação para o desenvolvimento sustentável, dotando os cidadãos de competências ambientais num processo contínuo que promove a cidadania participativa e apela à responsabilização de todos, tendo em vista a proteção e a melhoria do Ambiente em toda a sua dimensão humana, acrescenta.