terça, 16 maio 2023 15:24

Alunos promovem riqueza do património com exposição na Biblioteca Municipal

A Biblioteca Pública Municipal de Oliveira do Hospital acolhe, até ao final de maio, a Exposição “Monumentos e Sítios do Mundo”, que reúne trabalhos de alunos da área disciplinar de História, do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.

Inaugurada ao início da tarde desta terça-feira, 16 de maio, a exposição mostra o património local, nacional e internacional e foi desenvolvida a partir de um projeto escolar dos alunos do oitavo ano do AEOH – Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.

A Igreja Moçárabe de Lourosa, o Arco Romano de Bobadela, o Cavaleiro Domingues Joanes, monumentos nacionais do concelho de Oliveira do Hospital, a par com a Torre de Belém e o Padrão dos Descobrimentos, o Castelo de São Jorge, a Torre Eiffel, a Torre de Pisa ou as Pirâmides do Egito, são algumas das riquezas históricas recriadas para a exposição.

Patente no espaço da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, “Monumentos e Sítios” pode ser visitada, de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 19h00, e, aos sábados, das 09h30 às 17h00.

Paralelamente, ao longo do mês de maio, as Bibliotecas Municipais de Oliveira do Hospital – Biblioteca de Oliveira do Hospital e Biblioteca de Lagares da Beira promovem iniciativa lúdico-pedagógicas, para públicos de várias idades.

Quinta-feira, dia 18 de maio, pelas 18h00, decorre mais um encontro do “Clube de Leitura em Voz Alta”. O escritor escolhido para este mês é Joaquim Pessoa, poeta e autor do poema musicado “Lisboa Menina e Moça” e “Amélia dos Olhos Doces”, falecido em abril passado.

A partir do dia 24 de maio, pais, tutores e encarregados de educação são convidados a participar no ciclo de conversas “Ser + Saúde – Conversas com e entre pais – o ontem, o hoje e o amanhã”.

Promovida pelo Município de Oliveira do Hospital, em parceria com a UCC Pinheiro dos Abraços, esta conversas pretendem evocar as questões educacionais em torno da parentalidade positiva.

A participação é gratuita, mediante inscrição prévia, até ao dia 23 de maio, presencialmente, na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, pelo email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou por telefone, 238 692 376.

As atividades desenvolvidas no âmbito do ciclo de conversas “Ser + Saúde – Conversas com e entre pais – o ontem, o hoje e o amanhã” têm o acompanhamento de babysitting.

A agenda da Biblioteca de Oliveira do Hospital contempla, ainda, no mês de maio, no dia 27 de maio, às 15h00, a atividade literária “Um Chá com… Eugénio de Andrade”.

Ainda durante o mês de Maio, as Bibliotecas Municipais de Oliveira do Hospital – Biblioteca de Oliveira do Hospital e Biblioteca de Lagares da Beira promovem outras atividades lúdico-pedagógicas e literárias, por marcação prévia.

Entre elas, animação de leitura, leituras com projeção de imagens e canções e histórias para bebés e atividades nas residências seniores, bem como a já habitual iniciativa “Encontros com a Diferença”, de desenvolvimento de atividades de apoio ao cidadão portador de deficiência.

Os livros continuam também a ir ao encontro da população residente nas aldeias isoladas do concelho, com a atividade “Biblioteca no Largo”.

Se ainda não conhece as Bibliotecas Municipais de Oliveira do Hospital – Biblioteca de Oliveira do Hospital e Biblioteca de Lagares da Beira, pode fazê-lo na atividade “Vem Conhecer a Tua Biblioteca”.

Mais informações sobre as atividades desenvolvidas pelas Bibliotecas Públicas de Oliveira do Hospital na página do Facebook - Bibliotecas Municipais de Oliveira do Hospital - BMOH e BLLB.