quinta, 04 maio 2023 16:01

Câmara Municipal de Oliveira do Hospital atribui apoio de 75 mil euros aos Bombeiros Voluntários concelhios

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital aprovou, em reunião do executivo de abril, a atribuição de um apoio no valor de 75 mil euros para as duas Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital e de Lagares da Beira.

A cada um dos corpos de bombeiros é atribuído este subsídio anual no montante total de 37.500 euros, sendo que 12.500 euros se destinam à comparticipação no funcionamento e desenvolvimento de atividades e 25 mil euros, a libertar mediante apresentação de faturas, tem como objetivo cofinanciar investimentos considerados relevantes, mediante assinatura de protocolo, de acordo com  o disposto no Regulamento Municipal para a Concessão de Subsídios.

Trata-se de um apoio que valoriza os “inestimáveis serviços” dos bombeiros ao concelho, à região e ao país e que se soma aos constantes investimentos da Câmara Municipal no âmbito das suas políticas municipais em matéria de proteção civil e de salvaguarda de pessoas e bens.

Como frisa o Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, “somos um município próximo dos nossos bombeiros e que está sempre na linha da frente da Proteção Civil”, que executa “elevado investimento municipal, mesmo em tempos de grandes dificuldades financeiras, em consequência da inflação”. Como tem recordado, até ao momento atual já tinham sido atribuídos cerca de 3,5 milhões de euros às corporações de Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital e de Lagares da Beira com as quais a autarquia mantém uma forte cooperação.

Recorde-se, por exemplo, que funcionam, no concelho de Oliveira do Hospital, seis Equipas de Intervenção Permanente (EIP), três em cada uma das corporações de bombeiros, Lagares da Beira e Oliveira do Hospital, e que representam um encargo anual para o município na ordem dos 225 mil euros. Como sublinha o autarca José Francisco Rolo, “fazemos um grande esforço financeiro para que as nossas duas corporações de bombeiros voluntários sejam cada vez mais eficazes nas missões que lhes cabem”.

Refira-se ainda que o Município de Oliveira do Hospital tem implementado um conjunto de políticas de investimento na proteção de pessoas e bens de que são exemplo a construção que está a decorrer, num investimento na ordem dos 900 mil euros, do Centro Municipal de Proteção Civil que ficará localizado na Zona Industrial da cidade que vai também ser dotada com um Sistema de Deteção Precoce de Incêndios, no âmbito de uma candidatura apresentada ao PRR para valorização daquela Área de Acolhimento Empresarial; as oito Áreas Integradas de Gestão da Paisagem financiadas e que estão curso com vista a aumentar a resiliência e valorizar economia da floresta bem como a integração de todo o concelho no Programa de Reordenamento e Gestão da Paisagem – o PRGP Alva e Mondego; ou ainda a execução dos Condomínios de Aldeia - Programa Integrado de Apoio às Aldeias Localizadas em Territórios de Floresta, que visa dar apoio e resiliência às aldeias localizadas em territórios vulneráveis.