quarta, 26 abril 2023 16:25

Oliveira do Hospital tem uma nova Área de Serviço para Autocaravanas

O Município de Oliveira do Hospital inaugurou, no dia 24 de abril, a nova Área de Serviço para Autocaravanas “Camping Car Parque do Mandanelho” e reforça o seu posicionamento na rota do autocaravanismo. A infraestrutura está localizada no Miradouro na Central de Camionagem, que oferece uma vista soberba sobre o Planalto Beirão, junto ao pulmão verde da cidade, o Parque do Mandanelho.

É a segunda área de acolhimento para autocaravanistas que fica disponível no concelho, juntando-se ao igualmente aprazível Camping Car Serra da Estrela, no Senhor das Almas, junto à EN 17, e reforça Oliveira do Hospital enquanto um município amigo do autocaravanismo, como sublinha o Presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo.

Na inauguração, o autarca dava conta da localização de que Oliveira do Hospital beneficia, enquanto “ponto chave de acesso” à Serra da Estrela e às Aldeias de Montanha, à Serra do Açor e às Aldeias do Xisto e Aldeias Históricas e “neste novo local, junto ao Parque do Mandanelho, beneficia-se de uma grande vista para a Serra do Caramulo”, sem esquecer a inserção nas regiões Demarcadas do Queijo Serra da Estrela e dos vinhos do Dão.

“Queremos aumentar o volume de visitação em Oliveira do Hospital”, referiu José Francisco Rolo, lembrando que as estatísticas mostram “que a opção pelo turismo itinerante tem vindo a aumentar” no país, seja com turistas nacionais seja estrangeiros, que o Município quer também captar.

Para isso, como adiantou, há disponibilidade para “preparar programas de acolhimento e visitação que envolvam o património natural e gastronómico, com ligação à restauração; os percursos pedestres e as visitas ao património monumental classificado”. O objetivo é “aumentar a notoriedade e a visibilidade do concelho de Oliveira do Hospital em termos turísticos”.

Sobre o novo Camping Car Parque do Mandanelho, “espaço de acesso livre que deve ser usado com responsabilidade”, o Presidente José Francisco Rolo referiu que se trata de um “pequeno investimento em termos financeiros através do qual requalificámos aquele espaço e o valorizámos do ponto de vista ambiental, com colocação de mobiliário urbano e das estruturas necessárias para apoio ao acolhimento de autocaravanas”. “Um investimento que continua a intervenção de regeneração urbana que foi feita com a Central de Camionagem e toda a envolvente, com a criação de cerca de setenta lugares de estacionamento e agora com esta Área de Serviço para Autocaravanas”, acrescenta.

Para José Francisco Rolo, é “um bom ponto de partida para descobrir Oliveira do Hospital e a região e é uma forma de Oliveira do Hospital se assumir como um município amigo do autocaravanismo”, sustentado em parcerias, seja com a Associação de Autocaravanismo Portuguesa seja com o Clube Hymer Portugal que marcou presença neste momento inaugural e que nos últimos dias comemorou o seu 11.º aniversário, no nosso concelho, juntando dezenas de autocaravanistas.

Luís Rodolfo, coordenador do Clube Hymer Portugal saudou a colaboração e abertura da autarquia pela aposta em infraestruturas amigas do autocaravanismo. Palavras partilhadas por José Matias, presidente da União de Freguesias de Oliveira do Hospital e S. Paio de Gramaços, que agradeceu à Câmara Municipal pelo investimento concretizado que fica à disposição de novos visitantes.