quinta, 20 abril 2023 09:45

Oliveira do Hospital comemora a Revolução do 25 de abril

O Município de Oliveira do Hospital assinala, durante os próximos dias, o 49.º aniversário do 25 de Abril de 1974 com diversas iniciativas, como concertos, exposições e artes plásticas, atividades educativas, associativas e desportivas.

O ponto alto acontece com a sessão solene evocativa, no dia 25 (terça-feira) a partir das 10H30 nos Paços do Município, antecedida pela arruada na cidade pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, e pelo hastear da bandeira com interpretação do Hino Nacional por Sofia Oliveira acompanhada por alunos do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, no âmbito das AEC’s, com guarda de honra. A sessão contará com as intervenções dos representantes autárquicos e com momentos de poesia e música.

A partir das 14H30, acontece o VII Encontro Concelhio de Filarmónicas, no Jardim Oliveira Mano, com as participações da Associação Filarmónica Fidelidade de Aldeia das Dez, Filarmónica Sangianense e Sociedade de Recreio Filarmónica Avoense. É nesse jardim da cidade que estará patente a exposição de rua “O Tesouro”, inspirado no livro de Manuel António Pina, e o público infantil pode participar numa pintura mural e nos jogos tradicionais. A tarde culmina com o “Convívio da Liberdade”, um encontro de futsal entre autarcas do concelho, na Póvoa das Quartas.

Do programa comemorativo, faz parte também o imperdível Concerto Vozes de Abril, às 21H30 de 24 de abril no Centro Comunitário de Lagares da Beira. Espaço que também acolherá uma tarde dedicada à poesia musicada, no domingo, 23 de abril, a partir das 16H e que reunirá em palco o jovem músico Rafael Abrantes e amigos lagarenses.

Até ao final do mês estão patentes diversas exposições temáticas nas Bibliotecas Municipais de Oliveira do Hospital e de Lagares da Beira e nas bibliotecas escolares do concelho.

Uma vez mais, as Bibliotecas Públicas Municipais realizam diversas iniciativas relacionadas com a Revolução dos Cravos dirigidas aos públicos de todas as idades e que se estendem até ao final do mês. Exposições temáticas; animação da leitura “O 25 de abril para os mais pequenos” (marcação prévia); projeto “Lar na Biblioteca” dedicado ao tema “O que não podia fazer antes do 25 de abril?” e mais um encontro do Clube de Leitura em Voz Alta, este mês dedicado ao poeta Ary dos Santos (dia 20 às 18H), são alguns exemplos.

No campo das artes, Oliveira do Hospital recebe este ano um polo da 5.ª Bienal Internacional de Arte de Gaia 2023| Bienal de Causas, cuja inauguração acontece a 22 de abril, às 16H no Centro Comunitário de Lagares da Beira. Nessa noite (21H30), Meruge acolhe a apresentação da peça “Germinação” pelo Teatro Regional da Serra de Montemuro.

Integra o programa comemorativo da Revolução dos Cravos, a inauguração da Área de Serviço para Autocaravanas “Camping Car Parque do Mandanelho”, localizado no Miradouro na Central de Camionagem que oferece uma  vista ímpar sobre o Planalto Beirão e junto a este grande pulmão verde da cidade. O momento acontece na próxima segunda-feira, 24 de abril, pelas 15H, altura em que também o Clube Hymer comemora no nosso concelho, o seu 11.º aniversário e realiza o seu 38.º encontro, juntando dezenas de autocaravanistas. Nessa noite, às 20H30, realiza-se a Caminhada da Liberdade, com início no Santuário da Sr.ª dos Milagres, em S. Paio de Gramaços.

As comemorações dos 49 anos do 25 de abril de 1974 culminam com um concerto dos participantes na iniciativa Bootsound – II Bootcamp de Sopros e Percussão, que decorrerá nos dias 22 e 29 de abril. O momento acontece no Centro Comunitário de Lagares da Beira, às 18H, com participação especial dos músicos oliveirenses Manu Jazz, no dia 30 de abril, data em que se assinala o Dia Internacional do Jazz.

Consulte o programa em detalhe AQUI