quinta, 13 abril 2023 18:09

Filme realizado em Oliveira do Hospital com antestreia no Centro Comunitário de Lagares da Beira

Antes da estreia na RTP 1, prevista para o mês de maio, a antestreia do filme Serpentina, de Laura Seixas, adaptado da obra de Mário Zambujal pelos argumentistas Rui Vilhena, João Duarte-Silva e Vinicius Dias, vai ser exibida, em primeira mão, na próxima segunda feira, dia 17 de abril, às 21h30, no Centro Comunitário de Lagares da Beira (CCLB).

Realizado ainda durante a pandemia pela Ukbar Filmes para a RTP1, o telefilme de 50 minutos teve filmagens em vários locais do concelho de Oliveira do Hospital, mas grande parte da história decorre em Lagares da Beira.

O telefilme conta-nos a história de um guionista, Bruno Alvim, que está obcecado pela ideia de encontrar a “beleza sublime”, sendo incapaz de concluir o guião do seu primeiro filme. Quando a paciência do investigador se esgota e tudo parece perdido, surge um novo interessado em financiar o filme. Mas o dinheiro que este traz está longe de ser limpo e Bruno acaba envolvido numa perigosa história de crime.

Do elenco fazem parte Salvador Nery, Sónia Balacó, Laura Frederico, Joana Pais de Brito, Jorge Corrula, Sisley Dias, André Nunes, Francisco Froes, Eduardo Madeira, Teresa Faria e Luís Lucas.

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, sublinha que a realização deste filme em Oliveira do Hospital, que resultou de uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal e a Ukbar Filmes, constitui um poderoso instrumento de comunicação e projeção da marca de Oliveira do Hospital e das potencialidades do nosso território.

Elogiando a iniciativa da produtora Ukbar Filmes ao escolher o concelho de Oliveira do Hospital para a realização deste filme, baseado numa obra literária de Mário Zambujal, José Francisco Rolo aplaude este gesto de descentralização da cultura e da sétima arte, sublinhando ainda a importância que tem o facto de estar em causa um projeto único em Portugal.

Note-se que o filme Serpentina, que brevemente estreará na RTP 1 em horário nobre, insere-se no projeto “Contado Por Mulheres”, criado pela Ukbar Filmes e a RTP, que lançaram o desafio a 10 mulheres realizadoras talentosas, de várias gerações, convidando cada uma delas a filmar grandes contos ou novelas de autores portugueses do século XX em 10 espaços cenários para esta série de telefilmes.

Entretanto, e antes da antestreia marcada para o CCLB, a realizadora Laura Seixas, o supervisor de guião, Rui Vilhena, e o guionista/argumentista, Vinicius Dias, vão marcar presença em duas sessões dirigidas ao público escolar que terão lugar, na próxima segunda-feira, no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e na Eptoliva.

A antestreia da película realizada por Laura Seixas, agendada para o Centro Comunitário de Lagares da Beira, contará com a presença de Pandora da Cunha Telles – produtora da Ukbar Filmes –, Sónia Balacó (atriz), e dos atores Salvador Nery, Francisco Froes, e Jorge Corrula.