sexta, 03 março 2023 14:55

Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital teve promoção nacional na Bolsa de Turismo de Lisboa

O Município de Oliveira do Hospital apostou no dia inaugural da Bolsa de Turismo de Lisboa para apresentar oficialmente a Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital. No dia 1 de março, as atenções centraram-se no stand da Turismo Centro de Portugal onde compareceu Fanny Rodrigues, a protagonista do vídeo promocional do certame que decorre nos dias 11 e 12 de março.

Após entrar, com grande mediatismo, na motorizada que a acompanhou nas gravações do vídeo, Fanny – apresentadora do programa “Somos Portugal” da TVI que vai ter emissão em direto na tarde de 12 de março a partir do coração da maior Festa do Queijo Serra da Estrela do país – subiu ao palco com o presidente da Câmara, José Francisco Rolo, para dar conta de algumas das novidades do evento.

Como frisa o presidente da autarquia, o “rei da festa é o Queijo Serra da Estrela DOP, considerado um dos melhores queijos do mundo e conta com a participação de centenas de expositores de produtos endógenos, enchidos, vinhos do Dão, mel, artesanato e gastronomia”.

É em Oliveira do Hospital que se faz a maior Festa do Queijo de Portugal e ao longo do fim de semana, os visitantes encontrarão os melhores produtos endógenos, um cartaz de animação cultural e musical constante, com a presença de dezenas de grupos do concelho e da região que irão atuar pelo recinto da festa e nos vários palcos instalados no certame. A promoção do artesanato local é feita através da presença de diferentes artesãos do concelho que, no palco da tenda Queijo Serra da Estrela, farão demonstrações ao vivo das suas artes e saberes.

Os visitantes poderão ainda assistir aos irresistíveis “shows cooking”, que terão sempre como base aquela que é “uma das Maravilhas da Gastronomia Portuguesa, o Queijo Serra da Estrela”, e outros produtos locais de qualidade.

Para o presidente José Francisco Rolo, é um evento que “dá uma enorme centralidade a um produto de grande excelência como o queijo Serra da Estrela, assim como a outros produtos endógenos, gerando grandes condições de negócio e riqueza para os seus produtores”.

“Venham e descubram Oliveira do Hospital”, convidou José Francisco Rolo, garantindo que “esta feira é uma oportunidade para afirmar um produto autêntico, genuíno e de qualidade” e que pretende “contribuir para o reconhecimento do Queijo Serra da Estrela como Património Mundial”. Uma iguaria cuja confeção resulta dum “saber ancestral” e que faz parte da “identidade do território”, e por isso o presidente da autarquia oliveirense sublinha que valorizar o Queijo Serra da Estrela é também uma forma de “proteger o património inigualável” da região.

A promoção da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital e do Município seguiu depois no stand da CIM Região de Coimbra, onde ao presidente da Câmara Municipal e seus vereadores se juntaram várias figuras oliveirenses, entre empresários, como Rui Figueiredo, produtores, pastores, artesãos, membros da Confraria do Queijo Serra da Estrela e a jovem Catarina Costa, Miss Global Portugal,  para convidar a plateia a provar o que de melhor se faz no concelho, e a vir e descobrir Oliveira do Hospital.

Veja o Filme promocional na Página de Facebook e/ou Canal Youtube

Programa: AQUI