quarta, 12 setembro 2012 11:14

Oliveira do Hospital aposta na promoção de produtos tradicionais de qualidade

O Município de Oliveira do Hospital e a ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital retomaram, no passado sábado, 08 de setembro, mais um ciclo da iniciativa “Da Nossa Terra” Mostra de Produtos Biológicos, Agrícolas e Tradicionais de Oliveira do Hospital.

Quinze produtores de agricultura biológica e tradicional marcaram presença neste certame, que contou, igualmente, com a visita de mais de uma centena de pessoas. A excelência dos produtos agrícolas, oriundos diretamente das hortas dos seus produtores, afiguraram-se como os verdadeiros protagonistas desta 13ª edição da Mostra. Produtores oriundos de Alvoco das Várzeas, Vila Pouca da Beira, Gramaços, Oliveira do Hospital, Lajeosa, Lagares da Beira, Aldeia Formosa ou Meruge fizeram questão de marcar presença, entre expositores habituais da Mostra e novos que, desde cedo, aceitaram o convite da organização para estarem presentes. “Gostamos muito de participar neste tipo de iniciativas, trazendo ao público os alimentos que produzimos de forma tradicional”, disseram alguns. “Estes são mais saudáveis e garantem uma alimentação mais equilibrada”, acrescentaram ainda outros.

Um dos produtos que suscitou mais atenção e curiosidade foi as chamadas Fatias Bêbadas, usadas antigamente como reforço alimentar do petique, uma ligeira refeição tomada antes do almoço, por volta das 10:00, pelos antigos cavadores e malhadores da Beira Interior. Um depoimento sonoro do produtor Edmaro Rodrigues acerca destas curiosas fatias está disponível da página Facebook da Mostra, em www.facebook.com/danossaterra, assim como um conjunto de fotografias que atestam bem a diversidade de oferta desta edição.

A próxima edição “Da Nossa Terra” Mostra de Produtos Biológicos, Agrícolas e Tradicionais de Oliveira do Hospital acontecerá no próximo dia 13 de outubro, sábado, no horário 08:00-13:00.

Relembra-se que podem participar na Mostra todos os produtores biológicos do concelho e da região, bem como produtores de agricultura tradicional, desde que se insiram no âmbito desta iniciativa e que queiram abraçar a causa da promoção, divulgação e venda dos produtos produzidos na nossa terra, seja em modo de produção tradicional, as usuais produções da horta, do quintal ou da quinta, seja os produtos biológicos.

Refira-se que uma das facetas mais interessantes da Mostra resulta da oportunidade que tem sido dada a vários produtores locais para escoarem a suas produções, permitindo acréscimos de rendimento a estas famílias, em simultâneo com a oportunidade de o consumidor poder adquirir produtos de boa qualidade a baixos preços, no que tem sido assumido como um meio de promoção de hábitos de alimentação saudável, associada à qualidade dos produtos da terra.

Todos os interessados em divulgar e comercializar os seus produtos nas próximas edições da Mostra podem efetuar a sua inscrição no Gabinete de Apoio à Vereação, através do endereço eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou contacto telefónico 238 605 257.

Mais informações em www.cm-oliveiradohospital.pt e em www.facebook.com/danossaterra