quarta, 01 fevereiro 2023 17:02

Município reporta ao Governo 3 milhões de euros de prejuízos provocados pelas intempéries

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital contabilizou um prejuízo na ordem dos 3 milhões de euros, na sequência das intempéries verificadas em dezembro de 2022 e janeiro de 2023. O valor apurado dos danos e prejuízos foi reportado ao Governo, concretamente ao Ministério da Coesão Territorial, através da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

O presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, que destaca a resposta rápida, o empenho e trabalho cuidadoso de todo o dispositivo da Proteção Civil Municipal, refere que as intempéries que fustigaram o concelho causaram estragos num montante elevado, que ronda os três milhões de euros. Prejuízos verificados, maioritariamente, na rede viária do concelho, com diversas derrocadas e desprendimento de terras, mas também nas nossas praias fluviais, obrigando a trabalhos de limpeza e consolidação de danos, uma despesa acrescida que agora comunicámos à tutela, acompanhado do respetivo pedido de apoio, explica José Francisco Rolo.

Face à dimensão dos prejuízos agora reportados, é legítima expetativa do Município de Oliveira do Hospital que o Governo possa suportar estes prejuízos, apoiando financeiramente os Município afetados, pois os Orçamentos Municipais não conseguirão aguentar todos os encargos decorrentes destas intempéries, acrescenta o autarca.

De acordo com o levantamento efetuado pela Proteção Civil do Município de Oliveira do Hospital, os prejuízos registaram-se fundamentalmente em danos ocorridos nas Estradas Municipais, taludes e caminhos públicos. Mas também as praias fluviais no Vale do Alva foram seriamente afetadas pela força da água do rio Alva, na sequência das intempéries verificadas nestes dois últimos meses.

A chuva forte e persistente, várias vezes acompanhada de vento, que se fez sentir em várias ocasiões no mês de dezembro de 2022 e, mais recentemente, no início do mês de janeiro do corrente ano, causou diversos estragos em equipamentos e/ou infraestruturas. Derrocadas, queda de muros, deslizamento de terras em diversas localidades do Município, foram algumas das situações verificadas, obrigando até ao corte provisório de estradas e caminhos. Diversas ocorrências às quais o dispositivo da Proteção Civil Municipal deu prontamente resposta a fim de minimizar os impactos nas populações, repor a normalidade e segurança das vias, regularizar o trânsito e a segurança de pessoas e bens.