quinta, 05 janeiro 2023 17:22

Presidente da Câmara de Oliveira do Hospital congratula-se com reabertura de extensões de saúde nos Vales do Alva e Alvoco

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, congratulou-se hoje, em reunião de Câmara, com o anúncio, feito no início deste ano, da reabertura das Extensões de Saúde de Aldeia das Dez, Alvoco das Várzeas e Avô.

As três unidades de saúde, que se encontravam encerradas há vários meses por falta de médicos, passam assim a estar novamente ao dispor dos utentes daquelas três freguesias dos Vales do Alva e Alvoco.

É o resultado de um trabalho conjunto e profícuo da Câmara Municipal com o senhor coordenador da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Oliveira do Hospital, o Dr. Rui Pedro Loureiro, a sua equipa, e os senhores presidentes das Juntas de Freguesia, referiu hoje José Francisco Rolo.

Salientando que o ano novo começa com uma boa notícia, na área da saúde, o autarca sublinha ainda a importância da reabertura destas extensões de saúde – localizadas em freguesias mais periféricas e onde o envelhecimento da população é mais acentuado –, que ocorre precisamente numa altura em que há uma grande procura dos serviços de saúde.

Sublinhando que neste início de ano, Oliveira do Hospital terá todas as suas extensões de saúde abertas, José Francisco Rolo assegura que a Câmara Municipal está a trabalhar em estreita colaboração com o novo coordenador do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, disponibilizando-se para assegurar transportes e também para fazer intervenções com vista a melhorar as condições de atendimento nas extensões de saúde.

Na reunião de Câmara desta quinta feira, dia 5 de Janeiro, a nota de congratulação do Presidente da Câmara contou com o apoio dos vereadores da oposição, e o vereador com o pelouro partilhado da Saúde, Nuno Ribeiro, também destacou o empenho que Francisco Rolo tem tido em aproximar a saúde das pessoas, em diálogo com o coordenador do Centro de Saúde, porque o que está em causa é a importância de aquelas populações voltarem a ter um médico de proximidade.

Note-se que o Presidente da Câmara de Oliveira do Hospital e o Presidente da Assembleia Municipal e deputado, José Carlos Alexandrino, reuniram recentemente com o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, com vista a alertar aquele governante para os problemas com que Oliveira do Hospital se vem debatendo ao nível da prestação de cuidados de saúde, sobretudo, em situações de emergência.