terça, 06 dezembro 2022 10:11

Natal com programação cultural e animação até janeiro

Natal em Oliveira do Hospital. Foto de Arquivo Natal em Oliveira do Hospital. Foto de Arquivo

Iluminação de rua, exposições, animação infantil, cepos natalícios, presépios nas freguesias, música em ciclo de concertos pelas igrejas, um mercado, showcookings de promoção de produtos locais e um concurso de montras marcam a programação do Natal em Oliveira do Hospital, a decorrer até ao dia 7 de janeiro.

A extensa programação que celebra a quadra natalícia de 2022, organizada pela Câmara Municipal, em colaboração com a ADI – Agência para o Desenvolvimento de Tábua e Oliveira do Hospital, é gratuita, dirigida a toda família, e integra um vasto programa de eventos culturais e de lazer, enquanto constituintes de promoção do comércio e da atividade local.

A luz e o espírito natalício chegam à cidade na sexta-feira, dia 9, às 18h00, no Largo Ribeiro do Amaral, com o simbólico momento de ligação da iluminação de Natal, acompanhado de um apontamento musical promovido pelos grupo de Pequenos Cantores e Coral Juvenil de Sant’Ana.

O Natal no Mercado, a decorrer no Mercado Municipal de Oliveira do Hospital durante a quadra natalícia, dá a conhecer produtos e artesanato local e um mercadinho promovido pelas IPSS do concelho e oferece animação, espetáculos e música com Djs ao fim de semana, até às 00h30. Aos domingos, há música ao vivo, entre as 15h00 e as 19h00.

No mesmo âmbito, nos dias 14, 15, 16 e 21 e 22, de manhã e à tarde, os Serviços Educativos Municipais promovem dramatizações, apresentam curtas-metragens e momentos musicais com canções tradicionais de Natal.

No dia 18, às 15h00, decorre o Espetáculo Mátria, com Leandro Araújo, da programação Coimbra Região de Cultura 2,0, e, às 16h30, é apresentada a peça Re-ACT – Mulheres Intemporais da Região de Coimbra, pela Companhia Almanach, seguido de animação musical por Rosalinde Schoen.

Da Nossa Terra - Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional assume a versão da época e, no dia 10, às 11h30, dá a conhecer formas e ideias diferentes de pratos, num showcooking com o Chef João Quaresma. No dia 17, às 11h30, é a vez do Chef José Dias apresentar as suas receitas.

De 12 a 16 de dezembro, as iniciativas AEOH Expressivo e Natal em Movimento – Eptoconcertinas apresentam canções de Natal e declamação de poesia pelas ruas da cidade, numa iniciativa com a colaboração de alunos de várias turmas do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e da EPTOLIVA.
Ao longo do mês de dezembro, um leque de exposições alusivas ao Natal e com contributos da comunidade podem ser visitadas no Café Central, Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, Biblioteca Ludoteca de Lagares da Beira e Museu Municipal António Simões Saraiva, em Bobadela.

A pratica desportiva está incluída na programação com a iniciativa mOHve te no Natal, que integra, em simultâneo, caminhada, corrida e um passeio de BTT, no dia 16 de dezembro. O ponto de encontro é as 21h30 no Largo Ribeiro do Amaral.

Os mais pequenos têm a animação concentrada no “SítiOH da Brincadeira”, com insufláveis, carrossel e carrinhos de choque, em frente ao Mercado Municipal. Pela cidade, há música itinerante ao vivo.

O Natal em Oliveira do Hospital estende-se ao concelho, com programação cultural em vilas e aldeias. Iniciativas como o Ciclo pelas Igrejas, levada a cabo pelos grupos e músicos do concelho, a decorrer desde o dia 1 de dezembro e até 7 de janeiro, percorre diversas igrejas em diferentes freguesias, com concerto que são, ao mesmo tempo, um momento de reunião e de comunhão em torno da música e do património.

Os tradicionais Cepos de Natal também podem ser visitados nas aldeias, num périplo pelo concelho que inclui uma Rota dos Presépios.

Como forma de estímulo à economia local, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e a ADI promovem, uma vez mais este ano, a iniciativa “Este Natal faça compras no nosso comércio tradicional”, de apoio ao comércio e que é também um apelo à solidariedade, para que os consumidores façam compras no comércio local.

Até ao dia 6 de janeiro de 2023, os clientes das lojas aderentes à iniciativa habilitam-se a ganhar vales de compras que podem ir até aos 500 euros. Paralelamente, decorre o já habitual Concurso de Montras, que desafia os comerciantes a enfeitarem os espaços comerciais com temas alusivos à quadra natalícia.

Com a programação do Natal em Oliveira do Hospital, o Município pretende assumir-se como um pólo dinamizador e um centro apelativo para atrair pessoas à cidade e aldeias do concelho. Ao mesmo tempo, animar o comércio, dar vitalidade ao espaço urbano e conferir mais animação e cor à cidade até ao início do mês de janeiro de 2023.

O programa geral e as várias ações desenvolvidas durante o Natal em Oliveira do Hospital podem ser acompanhados nas redes sociais do Município de Oliveira do Hospital. Diariamente são disponibilizadas informações sobre as iniciativas a decorrer.

Faça parte do Natal de Oliveira do Hospital. Saia à rua, faça compras no comércio local, assista aos momentos culturais e participe nas atividades propostas. Este Natal... Venha e Descubra Oliveira do Hospital.